Professor elabora pesquisas em Lisboa

19/12/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 21/10/2019 11h58

O Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves, coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da Universidade de Taubaté (Unitau) participou de um encontro Internacional em Lisboa, Portugal.

O docente está há um mês em Lisboa e ficará mais três meses desenvolvendo a pesquisa “Integralismo lusitano, nacionalismo católico e educação: conexões entre intelectuais brasileiros e portugueses nas décadas de 1920 e 1930”.

“Participei da mesa "Municipalismo e desenvolvimento local", com a comunicação "São Paulo na década de 1950", a convite do meu orientador, Prof. Dr. Justino Magalhães”, explica Mauro.

O evento foi realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e contou com cerca de 150 participantes, entre pesquisadores, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos.

A importância do evento deve-se ao fato de reunir pesquisadores portugueses, brasileiros, espanhóis e ingleses que se dedicaram, em conjunto, à produção de um mapa-repertório da situação histórica de municípios portugueses e seu papel na modernização educacional e cultural.

“Já concluí a primeira etapa da agenda e agora vou para a segunda fase, em que visitarei outros três arquivos e, por último, no mês de fevereiro, me dedicarei à elaboração do relatório parcial da pesquisa”, ressalta Castilho. “Está prevista uma segunda fase do projeto que se realizará nos arquivos do Rio de Janeiro. Para tanto, buscarei recursos junto com órgãos de fomento no Brasil”, finaliza.

Lucas Nascimento