Alunos da Liga de Oncologia realizam ações de prevenção ao câncer

27/03/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 03/11/2019 04h53

Com visitas em mais de 15 municípios do Vale do Paraíba, a Liga de Oncologia da UNITAU continua com o trabalho de conscientização e prevenção contra o câncer. Criada em 1997, a Liga vai completar quase 20 anos de projeto, atendendo mais de 200 pessoas por campanha.

Uma das últimas visitas aconteceu na cidade de São Bento Abade, próximo a Três Corações (MG). O atendimento à população ocorreu em um posto de saúde da cidade, onde os alunos e professores fizeram diversas atividades, dentre elas palestras e exames preventivos. O principal objetivo do projeto é identificar a doença logo no começo, para que o tratamento seja mais eficaz. “Quando tratado no início, as chances de cura do câncer são bem maiores, sem falar que os gastos acabam sendo menores”, conta Larissa Correia, participante do projeto e estudante de Medicina.

Moradores de Lagoinha, Santa Branca, Cruzeiro, entre outras, já receberam o atendimento da Liga. Segundo o Prof. Dr. Flávio Luiz Lima Salgado, docente da disciplina de Oncologia do curso de Medicina da UNITAU, o projeto tem condições de se expandir. “Este trabalho tem, sim, condições de se ampliar e outras áreas do conhecimento podem desenvolver projetos similares”, conta.

O professor ressalta que muitas iniciativas são dos próprios alunos, o que revela a maturidade dos estudantes e a preocupação com o bem-estar da comunidade. O docente acredita que esse perfil contribuirá para a formação de profissionais humanos e comprometidos com a sociedade.

Vitor Garcez