Vale do Paraíba tem o primeiro Núcleo de Ópera no interior do Brasil

16/04/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 28/10/2019 01h31

 

O Vale do Paraíba agora conta com o primeiro núcleo de ópera não sediado em capitais, o Ópera Studio do Vale – Núcleo FUNAC/UNITAU. O projeto, dedicado ao estudo, a produção e a apresentação de óperas é uma iniciativa da Mezzo-soprano Mere Oliveira, com a realização da FUNAC (Fundação de Arte, Cultura, Educação, Turismo e Comunicação) da Universidade de Taubaté (UNITAU). Hoje, dia 16, haverá uma apresentação da ópera Carmen, resultado da parceria.  

O projeto é inédito na região e, segundo Mere Oliveira, tem por principal meta proporcionar aos estudantes de canto lírico a experiência de palco, bem como aulas de interpretação, fonética e técnica vocal aplicados à ópera, num intenso trabalho cênico-musical. Os alunos farão concertos mensais, com entrada gratuita para a população. O projeto conta também com a maestrina Juliana Christmann como Diretora Pedagógica e Musical, o Prof. Dr. e preparador vocal Vitor Philomeno e a preparadora cênica Marina Vaz. 

O Ópera Studio do Vale é aberto a todos os estudantes de canto lírico da região, mediante audição de avaliação.

O lançamento do projeto foi marcado por uma apresentação da ópera Carmen, realizada no dia 12 de abril no Teatro Metrópole, em Taubaté. No dia 16, uma segunda apresentação será realizada, às 20h.

Para o professor José Felício Goussain Murade, diretor presidente da FUNAC, o Ópera Stúdio do Vale é uma iniciativa que demonstra o pioneirismo do projeto, pois é inédito uma universidade ser parceira na formação de um núcleo permanente voltado para o estudo e difusão da ópera.


SERVIÇO

Espetáculo Ópera Carmen (versão com cortes)
Data: 16/04, às 20h
Local: Teatro Metrópole
Endereço: Rua Duque de Caxias, 312, Centro, Taubaté
Entrada: gratuita (retirada de ingressos no local com uma hora de antecedência)

FUNAC/UNITAU