Aluno de Geografia do Ensino a Distância participa de ONG

27/04/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 13h49

Resende, Quatis, Paraisópolis, Sapucaí Mirim, Suzano, Jacareí, São Paulo (capital) e Caçapava, todas essas cidades em uma sala de aula, isto é ser aluno do curso de Geografia da modalidade EAD na Universidade de Taubaté (UNITAU).

Sullivan Morais Santos, natural de Caçapava, é uma das provas de que o Ensino a Distância é eficaz. Amante das obras de um dos maiores geógrafos do mundo, o professor Aziz Nacib Ab´Saber (falecido em 16 de março de 2012), teve despertado o interesse em cursar Geografia quando começou a participar da Organização Não Governamental (ONG) “Eco Vital”, que realiza atividades com plantas medicinais, com a execução e apoio em projetos, entre outras ações voltadas à educação ambiental, não somente em Caçapava mas também em outros lugares da região.

“Procurei a Universidade de Taubaté porque o nome ‘UNITAU’ é o que me dá garantia de qualidade. Essa Instituição é reconhecida. Gosto do curso não só pela área que escolhi, mas também porque nele aprendi um pouco de pedagogia, que foi uma experiência fantástica”, salienta o aluno.

Assim como a maioria dos alunos de Ensino a Distância, Sullivan tinha o desafio de administrar seu tempo com o trabalho de protético, compromissos e ainda realizar um curso superior. Então, 2013 foi o ano de ingressar na UNITAU na modalidade EAD.

Durante as aulas teóricas e práticas, Sullivan conheceu o Prof. Me. Gerson de Freitas e perceberam o mesmo interesse e admiração pelo professor Aziz. Isso fez com que a integração aluno-professor se tornasse gradativamente maior a cada aula.

“É importante ressaltar que todos os professores que eu tive, em aulas presenciais ou não, são professores de muito boa formação. Esclarecedores e dispostos a colaborar”, comenta o universitário.

Para Gerson, ex-coordenador dos cursos de Geografia e História da modalidade EAD na Instituição, os professores são realmente comprometidos com o que fazem e se preocupam com a formação do aluno.

“A UNITAU proporciona um contato direto com os alunos, conseguimos ter uma boa integração e, em minha opinião, o EAD é o ensino que mais dialoga com a Geografia, porque o Ensino a Distância nada mais é do que o ensino geográfico, estudantes de diversas regiões que podem estudar e adquirir conhecimento mesmo estando longe”, avalia o professor.

“O crescimento do EAD é fundamental pro futuro para democratizar o ensino”, conclui.

Além das aulas teóricas, os alunos aprendem na prática o ensino da Geografia, com pesquisas de campo, levantamentos botânicos, entre outros trabalhos desenvolvidos ao longo do curso.

“Fizemos um levantamento botânico há um tempo atrás, coletamos algumas sementes e ainda provamos frutas do cerrado, coisa raríssima. O mais curioso é que essas espécies raras, diversificadas e típicas do cerrado brasileiro estavam às margens da Dutra”, conta Gerson.

Caroline Santos