CEA apoia evento apícola em São Luiz do Paraitinga

20/05/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 01/11/2019 22h42

O Centro de Estudos Apícola (CEA) da Universidade de Taubaté (UNITAU), junto com o laboratório de Entomologia, apoia a 2ª Feira de Apicultura da Associação de Apicultores de São Luiz do Paraitinga (APIS-Tinga), que acontecerá no dia 22 de maio das 9h às 17h.

O evento contará com a participação de entidades tanto públicas, como, por exemplo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), quanto privadas, entre elas a Fibria, fábrica de celulose.

O intuito da Feira é levar conhecimento não só para os apicultores, mas também à sociedade e às escolas municipais e estaduais da cidade. A Cooperativa Agropecuária do Vale do Paraíba (Coapvale) terá um estande sobre agricultura familiar, a APIS-Tinga trará dicas de caixas para abelhas e uma palestra sobre prevenção de acidentes com insetos, a Fibria virá com o Programa Colmeias de Educação Ambiental, com coleções naturais de insetos e de celulose e o Sebrae trará palestras sobre associativismo, cooperativismo, inovação e acesso ao mercado, voltada à produção apícola.

O Laboratório de Entomologia da UNITAU levará o projeto “Brincando de Polinizar” com atrações para as escolas de São Luiz e com maquetes explicando o processo de polinização das plantas para os jovens.

“É importante trazer todas essas entidades para levar à população o conhecimento de que conservação ambiental e agricultura familiar devem andar juntas”, ressalta Edson Timóteo Soares, do CEA da UNITAU.

A feira acontecerá na Praça Dr. Oswaldo Cruz, no centro de São Luiz do Paraitinga e é aberta ao público

Luís Sonsini