Professor fala sobre carreira na área da Economia

20/05/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 02/11/2019 14h45

O Prof. Dr. Luiz Carlos Laureano da Rosa, que é pesquisador da UNITAU e coordenador do Núcleo de Pesquisas Econômico-sociais (Nupes), comenta sobre a sua profissão e as oportunidades na área de Economia.

Ele também destaca que o acesso ao estudo está mais fácil, mas que os estudantes devem ter um planejamento financeiro para que não encontrem surpresas no orçamento.

A entrevista segue abaixo:

Assessoria de Comunicação - O que é preciso para conseguir um trabalho e ser bem-sucedido em sua área?
Prof. Laureano -
Obviamente toda área tem as suas facilidades e dificuldades. Então economista não é exceção, logicamente você sempre tem concorrência com outras pessoas, mas é fundamental que possa fazer um bom curso, que realmente queira aprender, entender, questionar. Então eu acho que quem se interessa realmente, que está ali para aprender, tem um diferencial em relação aos outros.
E tem uma coisa que eu acho muito importante, que é dominar outra língua, especialmente o inglês ou o espanhol, já que o mundo é globalizado.

ACOM – Na sua área há algo em especial que um iniciante possa fazer?
Laureano –
O economista ele pode atuar nas empresas, no setor de ações, contas a pagar, contas a receber, marketing, cálculo de preços dos materiais, toda parte financeira, realmente é bastante amplo. Você pode ter seu próprio negócio e se tornar um economista empreendedor, ele pode prestar serviços para outras empresas, terceirizar. Quando o economista é empreendedor, autônomo, ele tem mais liberdade. As atividades de um futuro profissional em economia são bem amplas.

ACOM - No seu ponto de vista, em que área de atuação da economia estão as melhores oportunidades para os recém-formados?
Laureano –
Os economistas podem prestar concursos públicos, tem alguns concursos inclusive que são específicos, por exemplo, o Banco Central e a Receita Federal. Nas empresas o recém-formado têm uma série de vantagens, um campo amplo de atuação. Os bancos oferecem muitas vagas.
Outra oportunidade em alta para os recém-formados é a questão da internacionalização. Os países como a China, os Estados Unidos e a Europa tem oportunidades para economistas.

ACOM - Como as pessoas que já tem uma família constituída, ou até mesmo com mais idade podem se preparar para entrar na Universidade?
Laureano -
Acho muito legal essa iniciativa, vejo o estudo como fundamental para a extensão das pessoas. Para se ter um melhor salário, isso já está provado, quanto mais estudo você tem maior é a renda. Acho que essa oportunidade todos deveriam procurar, mas tem que ser com o pé no chão.É preciso ter um planejamento financeiro, o aluno não pode sacrificar sua família, tem que ter um planejamento antes de tomar qualquer atitude.

Luciana Oliveira