Ascensão islâmica no Ocidente é tema de Iniciação Científica

25/05/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 30/10/2019 20h37

O aluno Fernando Henrique Pereira, bolsista do Programa de Iniciação Científica e aluno do 5º Semestre do curso de História da Universidade de Taubaté (UNITAU), está desenvolvendo uma pesquisa sobre a dominação islâmica na Espanha.

Sob a orientação da Profa. Dra. Maria Fátima de Toledo, Fernando busca analisar o período de 929 d.C. a 1031 d.C., quando o mundo mulçumano vivia um período de intensa produção artística, cultural e científica. “Essa é uma questão bastante negligenciada”, justificou o estudante. “Pouco discutida e, para o grande público, praticamente desconhecida.”

Desenvolvido há quase um ano, o trabalho de Fernando se encerra em julho. Os resultados da pesquisa serão apresentados no segundo semestre de 2015, durante o IV CICTED (Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento) da UNITAU. O aluno também pretende levar seu trabalho para outros congressos e simpósios. Em 2014, as etapas em desenvolvimento do trabalho foram apresentadas no SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo).

Agora, próximo da conclusão do curso, Fernando busca seguir a carreira acadêmica de docência universitária e pesquisa. “Sempre tive muito interesse no ser humano e em outras culturas. É essencial para quem faz História e Ciências Humanas em geral gostar do ser humano.”

Willian Amaral