PAIE realiza Palestra sobre envelhecimento saudável

27/05/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 21/10/2019 01h15

O Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE), projeto de extensão da Universidade de Taubaté (UNITAU) voltado para a inclusão de pessoas da melhor idade, realizou o III Seminário interdisciplinar sobre o envelhecimento, que abordou a espiritualidade e o processo de aceitação da morte.

O Seminário foi realizado por meio de uma mesa-redonda com representantes de diversas religiões, mostrando a ideologia de cada uma sobre o processo de morte. Foram escolhidos para a conversa o padre Marcelo Tabalioto, o monge budista Gen Kelsan e o médico kardecista Prof. Dr. Alexandre Serafim.

[gallery:215]

“Esperávamos o sucesso da palestra sim, mas neste ano as pessoas compareceram em peso, e não só os alunos do PAIE, mas muita gente da comunidade também”, explicou Gislaine de Felipe Pereira, membro do PAIE, referindo-se à quantidade de pessoas que compareceram ao debate.

Durante o evento, houve também uma exposição de arte dos alunos do curso de pintura do Programa, o Anatoarte, que contou com diversas obras sobre a anatomia humana em relação com a arte.

“Vai chegando a idade e, mesmo que a gente nem esteja tão velha assim, vai começando a conviver com a perda de pessoas queridas e que um dia será nossa vez. Foi muito bom poder ouvir várias visões do mesmo assunto”, ressaltou a aluna de Informática do PAIE Judith Anésia Monteiro, de 55 anos.

O Seminário nasceu de uma iniciativa de alunos e professores do curso de Enfermagem da UNITAU, interessados no desenvolvimento saudável de pessoas idosas.

Luís Sonsini