Equipamentos garantem economia de 4.000 litros de água por dia

03/06/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 02/11/2019 16h40

O Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) recebeu um par de bombas suctoras, responsáveis por garantir o funcionamento dos equipamentos odontológicos das Clínicas e laboratórios do prédio. Os novos equipamentos geram uma economia diária de 4.000 litros de água.

A redução de custos para a Universidade também é significativa com as novas bombas. A conta de água que era de R$ 3.700 caiu para R$ 220. “Estamos no caminho do que a natureza pede, que é a conservação da água”, afirma o Prof. Dr. Valério Costa, chefe das Clinicas Odontológicas e professor do curso de Odontologia da UNITAU.

O professor explica que os aparelhos são automáticos e funcionam como uma bomba suctora, enquanto o aparelho anterior existente fazia procedimentos a vácuo e precisava de água para funcionar. “As máquinas novas são movidas a filtros de óleo vegetal, além de contarem com um dispositivo que faz com que desliguem automaticamente, economizando, além da água, a energia.”

O diretor do Departamento, Prof. Dr. Vicente de Paula Prisco da Cunha, ressalta também que os novos equipamentos otimizaram os procedimentos nas Clínicas. “Com a substituição do maquinário, a qualidade dos serviços é bem maior, além dos gastos estarem bem menores.”

São realizados por semestre uma média de 3.500 procedimentos nas Clinicas Odontológicas da Universidade.

Vitor Garcez