Aluna da Universidade de Taubaté realiza intercâmbio para o México

29/06/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 30/10/2019 08h57

Gabriela Faria Lobo de Aquino é estudante do quinto semestre de Comércio Exterior na Universidade de Taubaté (UNITAU) e acabou de voltar do México, onde esteve em intercâmbio da Bolsa Ibero-Americana, do Santander. A universitária ficou durante seis meses em Mérida, na península de Yucatã, no México.

Ela frequentou a Universidade Autônoma de Yucatã, onde tinha aulas em dois departamentos, nos períodos da manhã e da tarde, e afirma que as dinâmicas das universidades são bem diferentes. Ela conta que a questão regional era muito valorizada e que pessoas de diversas origens frequentavam a universidade.

Durante o período em que esteve no México, se hospedou na casa de uma família e conta que a estadia teve seus prós e contras. “É uma experiência muito boa, porém eu sentia que os estudantes que moravam em repúblicas tinham mais liberdade. Entretanto, na casa dessa família, eu pude absorver muito mais a cultura regional”, explica a estudante.

Gabriela foi ao México pela segunda vez e diz que sempre é uma experiência diferente. “Intercâmbio, antes, era um diferencial, hoje sinto que é uma obrigação do aluno. A mudança pessoal acrescenta um impacto muito forte na vida. É um estrangeiro em uma terra desconhecida e ele precisa se adaptar para sobreviver”.

Vitor Garcez