Alunos de Medicina arrecadam ursos de pelúcia para ação educativa

29/07/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 29/10/2019 01h52

 

Estudantes do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizam uma ação solidária de arrecadação de brinquedos, especialmente ursos de pelúcia, que serão utilizados para uma iniciativa educativa com crianças.


O projeto intitulado Teddy Bear é realizado internacionalmente pela IFMSA (Internacional Federation of Medical Students Associations) e consiste em levar os brinquedos para um atendimento simulado, no qual os alunos realizam procedimentos fictícios, como por exemplo, de aferição de pressão arterial, de medição de temperatura e de aplicação de curativos nos brinquedos.

A proposta é, com isso, ajudar as crianças a perder o medo do médico e a se familiarizar com os atendimentos.

O grupo pretende montar o “consultório” no Lar Irmã Amália, localizado em Taubaté, em outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças. Até lá, arrecadará, em diferentes locais (a lista segue ao final do texto), os brinquedos.

A estimativa é de que cerca de 120 crianças participem da atividade em outubro. Na ocasião, entorno de 30 alunos de Medicina, a maioria do 1º, 2º e 3º anos, realizarão os atendimentos.

“Todos receberão uma capacitação e serão treinados antes de atuar”, explica a estudante Vanessa Bertolo, uma das integrantes do projeto.

Ao final da atividade, os brinquedos serão entregues para as crianças. 

Confira os pontos de arrecadação: 

Em Taubaté:

Taubaté Shopping

Papelaria Iracema

Resturante Ki Delícia

Em Pindamonhangaba:

Shopping Pátio Pinda

Em Itajubá:

Café do Vadinho

Clínica da Mulher Amiga