Universidade fecha convênio com Prefeitura de Monteiro Lobato

02/09/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 13h22

A Universidade de Taubaté (UNITAU) trabalhará em parceria com a Prefeitura de Monteiro Lobato em um convênio odontológico que atenderá 11 escolas municipais entre creches, ensino infantil e fundamental, além de asilos e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (PREX), o projeto da Profa. Dra. Ana Paula Lima Guidi e do Prof. Dr. Nivaldo André Zöllner objetiva atender às necessidades básicas de higiene bucal dos alunos das escolas mais afastadas do centro de Monteiro Lobato, levando informação e assistência.

O projeto conta com duas estagiárias do quarto semestre de Odontologia, que vão para Monteiro Lobato todas as quartas-feiras para realizar o atendimento nas unidades. Elas trabalharão com a análise clínica dos pacientes, com palestras sobre escovação e dieta e com a aplicação do flúor dental de seis em seis meses como manda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em sua fase inicial, as estagiárias farão uma reunião com os pais para mostrar a importância da prevenção da saúde bucal. “Nós precisamos falar a mesma língua. Não adianta o aluno aprender a cuidar dos dentes na escola e em casa não ter o mesmo incentivo de escovação, de dieta e de prevenção”, explica a Profa. Ana Paula.

Será realizado também um exame clínico geral em todas as instituições municipais conveniadas para entender melhor o nível de saúde e de prevenção bucal dos lobatenses. “Nós precisamos saber de onde partir para trilhar o caminho certo. Por isso utilizaremos o Odontomóvel nas primeiras consultas para termos um resultado melhor”, conta a Profa. Ana Paula.

Serão oferecidas às estagiárias do projeto, bolsas de estudo para realizar as consultas, além da experiência de conviver com pacientes diferenciados. “Eu entrei na Universidade gostando muito de Odontologia, mas sem um foco específico. Agora eu sei que a odontopediatria pode ser para mim uma carreira promissora”, conta a aluna Natália Rodrigues Calvo Costa, estagiária do projeto.

Luís Sonsini