Navio médico inteligente atenderá ribeirinhos da região amazônica

03/09/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 29/10/2019 00h34

Visitas técnicas e reuniões de trabalho realizadas por representantes da Coreia do Sul, do governo do Amazonas, da cidade de Manaus (AM), da Universidade de Taubaté e da Universidade do Estado do Amazonas marcaram o início do projeto de desenvolvimento de um navio médico de alta tecnologia que atenderá comunidades ribeirinhas da região amazônica.

O projeto é fruto de um compromisso firmado entre os governos brasileiro e coreano e visa melhorar o atendimento médico prestado às comunidades, facilitando, por exemplo, diagnósticos e ampliando as ações de prevenção. A UNITAU foi convidada pela Coreia a ser parceira da iniciativa, atuando nesta etapa como interlocutora do país estrangeiro no Brasil.

Nas próximas etapas da iniciativa, a Universidade deverá integrar o projeto de desenvolvimento do modelo de embarcação e, posteriormente, participará da execução dos atendimentos. A UNITAU é parceira de instituições de ensino e de pesquisa coreanos desde 2011.

O Reitor da UNITAU, Prof. Dr. José Rui Camargo, recebeu a equipe coreana em Taubaté no último dia 21. Participam da comitiva o Prof. Dr. Young Ro Yoo e o Prof. Dr. Sung Oh Hwang, ambos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Yonsei, da Coreia, e Seong Ryong Kang, chefe da Equipe de Tecnologia Industrial do KIAT, o Korea Institute for Advancement of Technology, instituto estatal de tecnologias avançadas da Coreia, que atua como uma agência de financiamento de projetos.

Ações de campo

Entre os dias 24 e 28, a comitiva coreana, acompanhada pelo Reitor da UNITAU e pelo diretor da Fapeti (Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação), Prof. Dr. Eduardo Hidenori Enari, visitou a região amazônica, percorrendo, tanto em terra, quanto pelo Rio Amazonas, comunidades e serviços públicos, com o propósito de conhecer com mais profundidade a geografia e a infraestrutura do local.

Tanto o Estado do Amazonas, por meio do governador José Melo e de diversos secretários, quanto a cidade de Manaus, por intermédio do prefeito Arthur Virgílio Neto e de seus assessores, aderiram e apoiaram a implantação do navio, garantindo o reconhecimento local ao projeto, necessário para o sucesso da iniciativa.

Nas reuniões de trabalho desenvolvidas entre as lideranças, participaram, além dos membros da comitiva coreana, da UNITAU, do governo e da prefeitura, o embaixador da Coreia no Brasil, Lee Jeong-gwan, e o Reitor da Universidade do Estado do Amazonas, Cleinaldo de Almeida Costa.

Agora, com as informações coletadas, o projeto do navio será redefinido. “As informações que eles tinham do Brasil e da região eram fruto das pesquisas realizadas a distância. Com a visita, eles viram a situação real e notaram que será necessário realizar adequações ao projeto”, explicou o presidente da Fapeti.

Após essa revisão pela equipe coreana, o projeto também passará pela análise da UNITAU. A expectativa é de que o KIAT abra, em 2016, um edital público para que as empresas interessadas em realizar o projeto possam concorrer e executar a proposta.