Alunos de Medicina participam de avaliação progressiva

24/09/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 30/10/2019 10h38

Estudantes dos seis anos do curso de Medicina participaram, na quarta-feira, dia 23, da prova de avaliação progressiva, que tem o objetivo de levar alunos e professores a analisarem o desempenho dos universitários em relação ao conteúdo aprendido.

A prova é elaborada pelos próprios docentes do Departamento e conta com 120 questões, organizadas de forma a contemplar conhecimentos de cada um dos seis anos do curso.

Dos 514 alunos esperados para a prova, 510 comparecerem, resultando em apenas quatro ausências, todas justificadas. Dos presentes, seis alunos realizaram a prova em São Paulo, no Instituto Emílio Ribas, onde cumprem o internato – a professora responsável pelo grupo aplicou o teste no mesmo horário e com as mesmas regras. Os outros alunos fizeram o teste no Departamento.

A atividade começou às 13h30 e contou com o apoio da Pró-reitoria de Graduação e da comissão responsável pelo Vestibular da UNITAU, que organizou a prova e realizou a impressão dela nos moldes do processo seletivo.

“É uma forma do aluno avaliar como está o seu conhecimento em relação ao conteúdo”, disse o diretor do Departamento, Prof. Dr. Xenofonte Paulo Rizzardi Mazzini. Ele também destacou que o exercício não tem o caráter de ser punitivo, mas sim de incentivar o estudante a ver o seu desenvolvimento durante o curso.

“As questões são divididas igualmente para contemplar o conteúdo de cada ano. Assim, mesmo o aluno do primeiro ano tem a oportunidade de se sair bem, acertando as questões relativas ao conteúdo do primeiro ano”, disse.

Aqueles estudantes que gabaritam a prova têm um ponto de acréscimo na disciplina que estão cursando. Para um aluno de primeiro ano, por exemplo, gabaritar, ele tem de responder corretamente às questões relativas ao conteúdo do seu ano. Já o aluno do sexto ano precisa acertar todas as questões da prova.

A atividade é realizada anualmente, há quatro anos.