Projeto auxilia alunos de escolas estaduais a melhorarem a saúde

05/10/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 24/10/2019 03h55

O Programa de Atividade Física e Saúde (PAFS) da Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza um projeto de avaliação física para os alunos regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais parceiras.

O objetivo é orientar os estudantes que desejam melhorar a qualidade de vida e o condicionamento físico, de maneira saudável e sem riscos à saúde.

“A proposta inicial, há oito anos, era fazer apenas uma avaliação antropométrica, para analisar o percentual de gordura, o percentual de massa magra, a flexibilidade e a força estática”, comenta o coordenador do PAFS, Prof. Dr. Renato Rocha, do curso de Educação Física.

“Com o passar do tempo reestruturamos o projeto e, atualmente, fazemos a avaliação antropométrica juntamente à palestra sobre o transtorno de imagem corporal, o transtorno alimentar e o uso de anabolizantes”, continua o professor.

A avaliação é realizada pelos alunos voluntários e bolsistas do PAFS, com a supervisão da Profa. Dra Eliane Stevanato.

Enquanto os universitários digitam os resultados no computador e preparam um relatório individual (com gráficos e informações específicas), a professora Eliane realiza a palestra.

“Ela comenta um pouco sobre anorexia, sobre bulimia, sobre vigorexia e também fala sobre a suplementação alimentar e os anabolizantes e que, na verdade, eles não precisam de nada disso para mudar seu corpo”, relata o coordenador Renato.

Para Mateus Gomes, do 3º ano de Educação Física e bolsista do PAFS, é muito importante participar do projeto, pois, com ele, consegue adquirir mais experiência e conteúdo relacionado à área.

“Participar do projeto também me ajudou nas aulas práticas e nas provas do curso, uma vez que eu já tinha vivenciado, então já sabia como lidar com os equipamentos”, conta o aluno.

“A avaliação física é uma área muito importante porque a partir disso você consegue verificar o desenvolvimento da pessoa em questão”, finaliza Mateus.

Caroline Santos