Alunos apresentam jogo sobre folclore em simpósio nacional

01/12/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 28/10/2019 18h22

Os alunos do curso de Engenharia de Computação da Universidade de Taubaté (UNITAU) Luís Ricardo Arantes e Diogo José Ramos apresentaram seu trabalho de conclusão de curso no 14º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. O evento ocorreu em Teresina (PI) nos dias 11,12 e 13 de novembro.

Luís e Diogo desenvolveram seu projeto durante 1 ano e meio. O artigo aprovado foi The folk tales: the brazilian legacy (Os contos populares: O legado Brasileiro). O jogo foi desenvolvido para a plataforma Android e entrou na categoria Serious game (categoria criada com o propósito de educar e oferecer treinamentos aplicáveis na vida real). “O conhecimento passado é assimilado de forma involuntária e leve, em que o jogador fica fascinado com o conhecimento e logo aprende, mesmo sem querer,” afirmou o aluno Luís Ricardo.

Inicialmente, o jogo era sobre conhecimentos de Física, Química e Eletrônica, mas os estudantes mudaram de tema e escolheram trabalhar o folclore. “Resolvemos apostar no folclore brasileiro, pois é algo que não é divulgado, não é explorado, e que as pessoas precisam conhecer”, explicou Luís Ricardo.

Para realizar o jogo, que passou por muitas versões até chegar ao resultado final, os alunos estudaram diversas lendas e leram livros de autores como, por exemplo, Monteiro Lobato, Luís da Câmara Cascudo e Joseph Campbell, ouviram histórias contadas pelas pessoas e pesquisaram artigos nacionais e internacionais a respeito dos jogos e da cultura brasileira.

No Congresso, os alunos perceberam que muitas pessoas nunca tinham ouvido falar sobre algumas histórias retratadas no jogo, entre elas A cabra cabriola, O velho do rio, O Mapinguari, O Anhangá e A Alamoa. “Não esperávamos esse retorno, ficamos surpresos com toda a atenção que tivemos no Congresso, porque sabemos que o folclore brasileiro hoje em dia é algo que está caindo no esquecimento, mas as pessoas ainda sentem a necessidade de se integrar com suas raízes e com sua história”, disse o aluno Luís.

O Prof. Dr. Luis Fernando de Almeida, diretor do Departamento de Informática, contou que o projeto repercutiu de forma tão positiva que os revisores do projeto sugeriram a publicação do artigo em revista. “Além da publicação em revista, o artigo serviu para estimular a iniciação científica dos alunos, e isso é muito positivo”, afirmou.

Jade Abud