Universitários(as) da UNITAU podem participar de atividades de saúde e bem-estar gratuitas no campus Bom Conselho | Foto: Amanda Avila/ACOM-UNITAU

Equilíbrio: cuidar da saúde mental é a chave para se dar bem nos estudos

Link curto: https://unitau.me/3PHrR7Y

27/03/2024 15h48 ⋅ Atualizada em 27/03/2024 18h14

ODS ONU, saúde mental, ALUNO, Graduação, Benefício

“Da casa pro trampo, do trampo pra faculdade / O corpo exausto apesar da pouca idade”. Os versos do rapper Rincon Sapiência em “A Volta pra Casa” resumem a rotina da maioria dos estudantes brasileiros hoje. Se para você, universitário(a), essas frases resumem o seu “corre” diário, saiba que você não é o(a) único(a) a enfrentar esse desafio. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp revela que 42,3% dos estudantes do Ensino Superior em Instituições de Ensino Superior particulares ou públicas também trabalham em período integral.

Independente dessas e de outras tarefas que o início da vida adulta pode trazer, manter-se equilibrado(a) é a chave do sucesso nos estudos, no trabalho e na vida pessoal, segundo a Profa. Ma. Fernanda Fraga, professora do Departamento de Psicologia da UNITAU. “Não é uma tarefa fácil, porque envolve muita cobrança (...). São situações de estresse que invadem os momentos de lazer do estudante, ele não consegue mais relaxar”, comenta a professora, que chama a atenção para a importância do autocuidado e de apoio especializado. “O ideal mesmo é a gente trabalhar com a prevenção. Mas, se a pessoa tem sintomas [de estresse] de uma forma frequente e aguda, pode ser um momento crucial para procurar uma ajuda profissional”, alerta a docente.

Apoio emocional na Universidade

Pausar e respirar para poder seguir é a fórmula da prevenção contra o estresse, a ansiedade e outros sintomas de abalo emocional e doenças psicológicas. Visando saúde e bem-estar, conforme a agenda do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 3 proposto pela Organização das Nações Unidas, você pode aproveitar dos momentos de relaxamento oferecidos pela Universidade para organizar seus pensamentos e seguir pela rotina acadêmica com mais leveza e tranquilidade. Que tal tirar um tempinho pra você?

Prática de alongamento Toque antiestresse (calatonia)
Toda quarta-feira, às 11h20, e quinta-feira, às 18h15 Toda sexta-feira, às 18h

As atividades são gratuitas e oferecidas para todos os universitários(as) sem necessidade de inscrição prévia, no campus Bom Conselho, na Avenida Tiradentes, 500, Jardim das Nações, Taubaté. Em breve elas serão realizadas de maneira itinerante em todos os Departamentos. Fique ligado(a) para saber mais. Outro recurso que você pode utilizar é o Programa de Apoio Psicosocial (PAPS). O serviço é gratuito e você pode solicitar o atendimento especializado via e-mail para paps@unitau.br. As informações são sigilosas e a equipe está preparada para acolher e ajudar no que for preciso.

Tempo e conversas de qualidade

Assim como no desafio de fazer o seu “corre”, saiba que você não está sozinho(a) para superá-lo. Reservar momentos não só para os estudos, mas também para o lazer e para o tempo com a sua própria companhia ou com as pessoas que você ama e valoriza pode ser uma boa ferramenta para manter o equilíbrio. “A pessoa que tem esse autocuidado, vai ter uma qualidade de vida muito melhor. Com isso, ela consegue se desempenhar melhor, por exemplo, adoecer menos, faltar menos vezes na faculdade e no trabalho”, comenta Profa. Fernanda Fraga, que ainda orienta sobre a importância de conversar com pessoas de confiança sobre as suas necessidades e dificuldades. “O mais importante é falar sobre o que está passando, comunicar com alguém de confiança que possa oferecer acolhimento e um espaço de uma conversa tranquila; falar sobre o que está sentindo e o que está pensando, não guardar tudo para si”, orienta a Profa. Fernanda Fraga.

50 anos, UNITAU na sua vida