Programa estimula prática de atividade física e cuidado com saúde física e psicológica. Foto: João Rangel - ACOM/UNITAU

UNITAU lança 'Programa Saúde e Bem-Estar' para servidores

Link curto: https://unitau.me/49BsxCW

12/04/2024 11h32 ⋅ Atualizada em 12/04/2024 11h32

Bem-estar, Saúde, Professor, Servidor

Proporcionar mais qualidade de vida aos servidores. Essa é a proposta do "Programa Saúde e Bem-Estar" que a Universidade de Taubaté (UNITAU) lança nesta sexta-feira, 12 de abril, para os funcionários técnico-administrativos e professores. A ação da Diretoria de Recursos Humanos será itinerante e a primeira edição será realizada na Pró-reitoria de Administração a partir das 14h.

A Diretora de Recursos Humanos da UNITAU, Cláudia Soares César da Silva Guimarães, explica que o Programa é fundamental para a valorização dos servidores e para a criação de um ambiente inclusivo, motivador e mais produtivo.

“O Programa de Saúde e Bem-estar, alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 3 da ONU, visa à promoção de saúde aos servidores da Universidade. O projeto contribui de forma direta para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável relacionados à saúde e à prevenção de doenças físicas e psicológicas”.

Com a proposta de itinerância, o Programa deve alcançar diferentes públicos da comunidade acadêmica, ampliando o acesso e a participação. Além disso, a abordagem permite atender às necessidades específicas de diferentes grupos e promover uma cultura de saúde e bem-estar em todos os campi da UNITAU.

Entre as atividades oferecidas no evento estão: avaliação da saúde física, com medição da pressão arterial, glicemia e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC); sessões de exercícios físicos, com foco em alongamento e ginástica laboral; orientações sobre alimentação saudável; palestras sobre gerenciamento do estresse no cotidiano e promoção da saúde mental; e programas de incentivo à prática regular de atividades físicas.

Além dos funcionários, o programa envolve professores universitários dos cursos de psicologia, educação física, fisioterapia e enfermagem que ficarão responsáveis pela condução das atividades.

Segundo a Diretora de Recursos Humanos da UNITAU, essa é mais uma ação da Universidade com foco na valorização dos servidores. “Algumas ações que a UNITAU deve realizar para a valorização do servidor incluem a continuidade e o fortalecimento dos programas de reconhecimento, a capacitação profissional, os benefícios e incentivos, além de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo”, destaca.

Depois da Pró-reitoria de Administração, o Programa de Saúde e Bem-estar promove ações, no dia 19, na Pró-reitoria de Economia e Finanças (PREF). Confira a agenda completa neste link.

Lançamento do Programa Saúde e Bem-estar UNITAU
Local: Pró-reitoria de Administração(PRA) - Av. Nove de Julho, 246, Centro