(Foto: Amanda Ávila/ACOM UNITAU)

Estágio durante a graduação abre leque de perspectivas para universitários

Link curto: https://unitau.me/3xyWrKx

15/04/2024 14h41 ⋅ Atualizada em 15/04/2024 14h46

Vivência universitária, Graduação, Estágio, Aluno

 

Muitas pessoas consideram a universidade como passaporte para boas possibilidades, e apesar de ser um caminho que, na vida de muitos, pode ser desafiador, o final é gratificante. Segundo a pesquisa feita no ano de 2022, pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), cerca de 70% dos recém formados estão empregados. Com isso em mente, investir no seu futuro é de extrema importância. 

Escolher uma Universidade para começar a trilhar o rumo profissional faz toda a diferença, pois oferece extensão, pesquisa e ensino de qualidade que prepara o aluno para o mercado de trabalho. Segundo o ‘Guia Salarial’ do ano de 2024 realizado pela empresa internacional de consultoria de recursos humanos, Robert Half, profissões nas áreas de engenharia, gestão e negócios, jurídica, tecnologia, recursos humanos e marketing estão em alta na sociedade. Para seguir essas carreiras o futuro profissional precisa de um preparo adequado, com um bom currículo. Com esse objetivo é essencial que o aluno aproveite todas as oportunidades que a vida universitária lhe proporciona. Como é o caso de nossas alunas e egressas. 

Gabriela Barbosa Meurer, egressa de Jornalismo da Universidade de Taubaté (UNITAU), conta que na Universidade teve a oportunidade de aprender não apenas as matérias lecionadas, mas também sobre a vida profissional, ouvindo dos professores, suas próprias experiências de atuação no mercado de trabalho. “Os estágios abrem muitas portas. Cursar uma graduação me trouxe a possibilidade de estagiar em diferentes áreas, o que significa aprender, tentar, e, por isso, ter a permissão de errar. Essa ‘permissão’ traz leveza para essa fase da vida e torna o aprendizado mais forte”, complementa a jornalista, que durante a graduação foi estagiária na Embraer. 

Gabriela Meurer estagiando na Embraer (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma experiência semelhante é vivida pela universitária do 3º semestre de Jornalismo, Letícia Botan Cunha da Costa, que está estagiando na empresa Communicare e conta que o momento está sendo essencial não só na sua jornada acadêmica e profissional, mas também pessoal. “Já ter uma experiência, estar nas aulas práticas e tudo mais é algo que realmente ajuda você a entrar no mercado [de trabalho] e eu acho que isso tudo fica bem mais acessível quando você está cursando o ensino superior”, enfatiza. 

O mesmo posicionamento é defendido pela universitária do 10º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU,  Maria Rita Sampaio Pinheiro. Tendo a experiência de estagiar no Instituto Brasil Restauro, ela comenta que as oportunidades durante a graduação, garantiram a ela o tão sonhado estágio. “Sou estagiária na obra de restauro da Estação Ferroviária de Taubaté, onde tenho que fazer o diário de obra, [...] tive treinamento para trabalho em altura, para subir no andaime e registrar as atividades que estavam sendo feitas na cobertura, na torre e na fachada”, conta a estudante.

Maria Rita Pinheiro estagiando no Instituto Brasil Restauro (Foto: Arquivo Pessoal)

Oportunidade

A UNITAU oferece aos seus alunos grandes possibilidades para um bom crescimento profissional. Além de um ensino de qualidade, a Universidade também proporciona boas oportunidades de estágio. Como, por exemplo, a bolsa mentoria, que permite que o estudante atue nos setores da Instituição, que tem relação com a sua futura área profissional, adquirindo experiência e garantindo um desconto na mensalidade.

Não só isso, a UNITAU também é integrada ao mercado de trabalho e disponibiliza palestras e eventos com oportunidades de estágio e crescimento profissional para os universitários, além de realizar semanas pedagógicas e feiras, como o Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) e a Feira de Oportunidades.

Amanda Ávila
ACOM/UNITAU