Alunos desenvolveram receitas criativas com o pinhão. Foto: Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

Curso de receitas com pinhão na UNITAU estimula geração de renda para a comunidade

Link curto: https://unitau.me/4444Im1

19/04/2024 16h19 ⋅ Atualizada em 19/04/2024 17h06

Nutrição, Sabores e saberes do campo, Extensão

Agregar valor ao pinhão e estimular a geração de renda para trabalhadores rurais e mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio da comercialização dos produtos feitos com a semente. Essa é a proposta do curso “A alimentação com os sabores do pinhão”, realizado na última quinta-feira, 18 de abril, na Cozinha Experimental da Universidade de Taubaté (UNITAU).

O evento organizado pelo projeto de extensão da Universidade, “Sabores e Saberes do Campo”, em conjunto com a Embrapa Florestas e a Cooperativa Orgânicos Cooper de Pindamonhangaba, reuniu coletores de pinhão, agricultores,  membros da comunidade e alunos do curso de nutrição da UNITAU que aprenderam desde a escolha de uma semente saudável até a manipulação e produção de receitas diversas.

Rossana Catie Bueno de Godoy, pesquisadora da Embrapa Florestas Paraná, e uma das responsáveis pelo curso com a nutricionista Fátima Negre, comenta que, entre as atividades realizadas, houve um bate-papo sobre o projeto “Mulheres e a Cultura do Pinhão”, da VBio, e apresentação de uma livro de receitas da Embrapa.

“O curso debateu sobre a questão da qualidade do pinhão, analisando possíveis pragas que podem prejudicar tanto o sabor quanto as questões nutricionais do produto. E encerramos com os alunos empregando o conhecimento teórico do curso na prática, por meio do desenvolvimento de novas receitas com o pinhão”, afirma a pesquisadora.

A Profa. Me. Sintia Barboza Bastos, coordenadora do projeto de extensão “Sabores e Saberes do Campo” destaca a importância do pinhão para a região e da atividade, que deve ter desdobramentos para a comunidade.

“O pinhão aqui no Vale do Paraíba é um produto bastante apreciado, porém, consumido apenas na forma cozida, in natura. No projeto ‘Sabores e Saberes do Campo’, com as nutricionistas e com a ‘Associação Minhoca’, de São Luíz do Paraitinga, pretendemos desenvolver novos produtos e receitas com a semente e fornecer uma merenda escolar mais saudável e diversa para os alunos da região”, afirma.

O projeto “Sabores e Saberes do Campo” tem como objetivo promover a conscientização dos alunos e da comunidade sobre a importancia da segurança alimentar. O programa proporciona o contato direto dos participantes alimentos in natura, possibilitando o reconhecimento da origem e do processo de plantio desses alimentos.

EDUARDO LORENO