Atividade organizada por alunos leva saúde para a população em Tremembé e Taubaté (Foto: Flávia Cabral/ACOM UNITAU)

36ª Semana de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes leva ação de saúde à população de Tremembé

Link curto: https://unitau.me/3xLGDUU

25/04/2024 14h48 ⋅ Atualizada em 25/04/2024 15h19

UNITAU, Saúde, Medicina

Alinhados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 3, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, os estudantes de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizam a 36ª Semana de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes (SHD). A partir desta sexta-feira (26), a ação acontecerá em Tremembé, com a expectativa de atender um grande número de pessoas e promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do controle dessas doenças crônicas.

A SHD, realizada anualmente pelos alunos de Medicina, oferece à população acesso a serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Mais do que um diagnóstico, a iniciativa busca conscientizar sobre a relevância de hábitos saudáveis para a prevenção e o controle da hipertensão e do diabetes.

A coordenadora da atividade e docente do curso de Medicina, Profa. Me. Aline Lino Balista, destaca que a atividade vai ao encontro da necessidade das pessoas que precisam cada vez mais de informação. “A população cada vez mais está envelhecendo e junto disso há o aumento das condições crônicas como hipertensão e diabetes. Infelizmente, notamos que muitos que já possuem esse diagnóstico entendem o uso do medicamento como algo pontual, apenas quando sentem algum sintoma. Quando, na verdade, é preciso tomar os medicamentos corretamente,  se alimentar o mais adequadamente possível e se exercitar’’, afirma.

Os estudantes de Medicina que participam da SHD passam por um processo de capacitação rigoroso, incluindo treinamentos e discussões, para garantir a qualidade e a segurança dos serviços prestados à comunidade. "A abordagem é cuidadosa e humanizada. Primeiro, realizamos uma conversa com o paciente para coletar informações e construir uma relação de confiança. Em seguida, conduzimos a aferição da pressão arterial e da glicemia", detalha a Profa. Aline.

Para o estudante de 3º semestre de Medicina, Pedro Henrique da Silva, embora o processo de organização seja complexo e trabalhoso, a experiência dos integrantes do Departamento Científico é um dos diferenciais.

“Já estamos acostumados, visto que nos organizamos em diferentes cargos para gerir o evento e contamos sempre com a ajuda dos alunos que já passaram por isso para cada ano fazermos melhor. [...] Temos conseguido fazer tudo com excelência, tanto para melhorar a experiência dos calouros nos atendimentos, quanto dos pacientes que recebem os nossos cuidados”, finaliza.

Próxima etapa

Em Taubaté, a SHD acontecerá nos dias 20 a 24 de maio na Praça Dom Epaminondas.

A Semana de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes representa mais do que um evento pontual. É um compromisso dos estudantes de Medicina da UNITAU com a promoção da saúde da comunidade e com a construção de uma sociedade mais saudável. A iniciativa demonstra a importância da educação médica baseada na prática e no contato direto com a população, preparando os futuros médicos para os desafios da saúde pública.

Evento: Semana de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes
Data: 26 e 27 de abril