Universitários(as) mobilizam comunidade acadêmica da UNITAU em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul | Foto: Ana Clara Souza/ACOM/UNITAU

Iniciativa estudantil na UNITAU mobiliza arrecadação de itens para doação aos atingidos pelas chuvas no RS

Link curto: https://unitau.me/4blPaN6

08/05/2024 14h39

Doação, ALUNO, ODS ONU, Solidariedade

Mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelas enchentes causadas pelas tempestades no Estado do Rio Grande do Sul. Com base na atualização dos dados do governo estadual, nesta quarta-feira (8), 225,4 mil pessoas estão fora de suas casas e outras 66,4 mil estão em abrigos devido aos transtornos causados pelas enchentes. Mais do que um desastre natural, a situação é um reflexo da crise ambiental que, consequentemente, revela ainda mais as desigualdades sociais.

Com a meta de somar esforços para contribuir com as vítimas das enchentes, universitários(as) da Universidade de Taubaté (UNITAU) criaram ações independentes de arrecadação de itens de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis, água potável, roupas de cama e banho, além de rações para animais que, posteriormente, serão redirecionados para os pontos oficiais de coleta da Operação Taquari II, comandada pelo Ministério da Defesa e coordenada, em Taubaté, pelo Comando de Aviação do Exército (CAvEx). A Reitoria da Universidade é um deles. Confira mais detalhes abaixo.

O Diretório Central dos Estudantes da UNITAU (DCE) destinará 80% da arrecadação de alimentos do 58º Jogos Universitários de Taubaté (JUTA) para a causa. A expectativa é que, até o próximo sábado, 10 de maio, prazo final para que os competidores cumpram a meta proposta no regulamento dos jogos, sejam arrecadadas duas toneladas de alimentos.

A ação integrada “Acadêmicos com o Rio Grande do Sul”, liderada pelos universitários(as) Centro Acadêmico Angela Davis e do Diretório Acadêmico de Biologia, com parceria dos Diretórios Acadêmicos de Enfermagem, Nutrição e Educação Física, arrecada roupas, água, cobertores e outros itens em prol das vítimas das chuvas no Estado. As doações podem ser direcionadas para dois pontos de coleta, sendo um no Campus Bom Conselho, localizado na Avenida Tiradentes, 500, Jardim das Nações, e o outro no Departamento de Ciências Sociais, Letras e Pedagogia, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 22, Centro. Mais informações podem ser conferidas aqui.

Outra ação conjunta é organizada pelos(as) universitários(as) das Ligas Acadêmicas de Reprodução Animal, de Oncologia Veterinária, de Hipiatria e Buiatria, de Medicina Veterinária Forense e Patologia, em parceria com o Diretório Acadêmico do curso de Medicina Veterinária. As doações podem ser direcionadas aos líderes das Ligas e mais detalhes podem ser conferidos aqui.

O Departamento de Odontologia também é um ponto de arrecadações de itens para as vítimas das enchentes no sul do Brasil. As doações podem ser direcionadas na sala da Atlética do curso, localizado na Rua dos Operários, 9, no Centro de Taubaté. Mais informações podem ser conferidas aqui.

O Departamento de Arquitetura, na Praça Félix Guisard, 120, no Centro de Taubaté, também se tornou ponto de arrecadação. As doações serão recebidas nos períodos da manhã e da tarde, no Ateliê Livre. Mais informações podem ser conferidas no Instagram do Diretório Acadêmico do curso.

Já no campus Caraguatatuba, os universitários e universitárias do curso de Medicina, por meio da Liga Acadêmica de Humanidades em Saúde (LAHS) e do Diretório Acadêmico Stella Zöllner (DASZ), também estão recebendo as doações ao longo do mês de maio que serão direcionadas ao Rio Grande do Sul. As doações podem ser entregues no campus, localizado no complexo do Serramar Shopping, na Avenida José Herculano, 1086, Pontal de Santa Marina. Mais informações podem ser conferidas no Instagram da Liga Acadêmica.

Além disso, o Projeto de Extensão "Foco na Mente" se prepara para realizar plantões para atendimento psicológico remoto gratuito para as vítimas. Mais informações sobre os agendamentos serão divulgadas no perfil do projeto no Instagram.

As ações independentes refletem o espírito de liderança, de mobilização e protagonismo estudantil, explica a Pró-reitora Estudantil, Profa. Dra. Alexandra Magna. “A gente tem uma Universidade muito viva, entidades estudantis se mobilizando para ajudar especialmente em doações. Não dá para a gente olhar o que está ao entorno e não se sensibilizar com isso, o que também faz parte [da formação cidadã]”, comenta.

UNITAU é ponto oficial de arrecadações

A Reitoria da Universidade é um ponto oficial para receber doações pela Operação Taquari II, uma ação comandada pelo Ministério da Defesa e, em Taubaté, movida pelo Comando de Aviação do Exército (CAvEx). Itens como alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, leite em pó, etc); agasalhos; itens de higiene pessoal; colchões infláveis; travesseiros; cobertores; galões e garrafas de água potável podem ser entregues até o dia 17 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Rua Quatro de Março, 432, no Centro de Taubaté. Mais informações podem ser conferidas no link.

50 anos, UNITAU na sua vida.