Alunos se preparam para apresentar suas pesquisas científicas no CICTED

08/10/2013 00h00 ⋅ Atualizada em 01/11/2019 15h09

A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, entre os dias 15 a 19 de outubro, o II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), que este ano tem como tema Ciência, Educação e Esportes: pilares contemporâneos para a integração e desenvolvimento dos países latino-iberoamericanos.

O evento educacional tem o objetivo de promover a difusão da pesquisa científica e tecnológica produzida pelos alunos, com o intuito de despertar o talento dos estudantes para a área e incentivá-los às práticas do ensino, da pesquisa e das atividades de extensão.

Este é o caso do aluno do Mauricio Pereira de Souza, 24 anos, do 3° ano do curso de História. Ele realizará uma pesquisa sobre o fotógrafo, historiador, desenhista, professor e museólogo Paulo Camilher Florençano. “Escolhi esse tema por sugestão da minha orientadora de TG (Trabalho de Graduação), e por ser uma área sobre a qual tenho muito interesse”, explica.

Mauricio pretende relatar todo o trabalho fotográfico feito pelo Professor Florençano. O estudante tem expectativas quanto ao interesse do público em geral, e dos avaliadores profissionais, quanto a seu projeto, “afinal é uma pesquisa inédita que conta a história de um notório taubateano, que muito contribuiu para o desenvolvimento da cultura na cidade.”

Ana Claudia Naldi Mendes, 23 anos, Bruno Silva de Castro Leite, 26 anos, e Cristian Tavares Medeiros, 27 anos, cursam o 5º ano de Engenharia de Produção Mecânica e, incentivados pelo Prof. Me. Dawilmar Guimarães Araújo, buscaram um tema atrativo e relevante para desenvolverem um Projeto de Iniciação Científica. Eles escolheram o tema Aplicação do mapeamento de fluxo de valor no processo de fabricação de chope artesanal.

Os alunos realizaram suas pesquisas em uma microcervejaria de Taubaté. “Em conjunto com o proprietário, mapeamos o estado atual de produção e levantamos algumas possibilidades de melhoria”, explica Ana Claudia Naldi. “Além de poder demonstrar de forma simples e prática a importância de eliminar os desperdícios na produção, a expectativa é que nosso tema desperte a curiosidade dos alunos”, completa.

O CICTED conta com a presença de estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade. O evento acontece entre os dias 15 e 19 de outubro, no período matutino e noturno, no Campus do Bom Conselho (Av. Tiradentes, 500, Taubaté-SP), e é aberto ao público.

Camila Natalie e Leticia Domingues