Alunos de História e Geografia participam de simpósio internacional

30/10/2013 00h00 ⋅ Atualizada em 02/11/2019 20h04

Três estudantes do curso de História e uma aluna do curso de Geografia da Universidade de Taubaté (UNITAU) tiveram seus trabalhos selecionados para o 21º. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (USP), realizado entre os dias 21 e 24 de outubro de 2013, na capital.

O trabalho da estudante Heloisa Helena Gadioli Pasin, do curso de Geografia, foi intitulado “Experiência vivida: sala verde e escola pública” e teve como orientador o Prof. Me. Eduardo Carlos Pinto. O trabalho “O perigo vermelho no Vale do Paraíba: o anticomunismo da era Vargas nos jornais taubateanos (1935 - 1945)”, do estudante do curso de História Jonathan Cruz Moreira, teve a orientação da Profa. Dra. Maria Fátima de Toledo.

Os também estudantes do curso de História Régis Gomes de Oliveira e Mauricio Pereira de Souza, ambos orientados pela Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, que os acompanhou no evento, foram intitulados, respectivamente: “Os guerreiros da honra: Bushidô, o código dos samurais”, e “O olhar cultural do fotógrafo Paulo Camilher Florençano no Foto Clube Bandeirante”.

Para a Profa. Rachel Abdala, “a participação dos estudantes nesse evento científico representou uma significativa experiência no processo de formação deles como pesquisadores, pois propiciou o contato com pesquisadores consolidados e com abordagens teórico-metodológicas que contribuíram para o desenvolvimento de seus trabalhos.”

A docente também destacou que, com a presença no evento, os alunos colaboram para a divulgação das pesquisas realizadas na Universidade.