Preencha os campos corretamente
Digite corretamente o CPF
Digite corretamente o CNPJ
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite o DDD
Digite corretamente o telefone
Digite corretamente o e-mail
Estado
Cidade
Seu nome
Nome do amigo
E-mail amigo
UNITAU de A a Z
VOCÊ ESTÁ EM: Graduação / Exatas / Engenharia de Produção Mecânica
Engenharia de Produção Mecânica
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

+ INFORMAÇÕES

Duração do Curso: 10 semestres

Grau Acadêmico: bacharelado

Período/Vagas para 2018: manhã/20

Período/Vagas para 2018: noite/120

Ano de Reconhecimento: desde 1971

Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 478/14 de 27/11/14

FIES: *exceto matutino

Para formar profissionais com qualificação completa, os alunos do curso de Engenharia de Produção Mecânica contam com 18 laboratórios e são capacitados para trabalhar em indústrias, instituições científicas e de pesquisa e em estabelecimentos de ensino. Para isso, os estudantes têm disciplinas de gestão da qualidade, projeto de fábrica, organização do trabalho na produção, automação e instrumentação de sistemas mecânicos. Confira o Projeto Pedagógico do curso aqui.

TEORIA

Entre as diversas linhas de pesquisa desenvolvidas pelos alunos do curso de Engenharia de Produção Mecânica estão estudos nas áreas de Sistemas de Produção e Gestão, Planejamento, Inovação Tecnológica e Produtividade e Métodos Quantitativos Aplicados à Produção.

PRÁTICA

Para se preparar para a vida profissional, os estudantes de Engenharia de Produção Mecânica realizam mais de 300 horas de estágio supervisionado por professores em importantes empresas e em indústrias de iniciativa privada e pública da região do Vale do Paraíba.

PERFIL

O Engenheiro de Produção Mecânica deverá ter uma formação generalista, humanística, critica e reflexiva. O profissional precisa estar capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulado a uma atuação critica e criativa na identificação e resolução de problemas relacionados à área de Engenharia de Produção Mecânica, considerando seus aspectos técnicos, políticos, econômicos, sociais e ambientais, com conduta ética. O profissional formado pela UNITAU está habilitado para trabalhar em áreas, como administração de processos industriais e de serviços, planejamento e controle da produção e do produto industrial, procedimentos, métodos e sequencias de fabricação, organização e disposição de maquinas e equipamentos em instalações industriais. Além disso, os futuros Engenheiros de Produção Mecânica vão poder atuar em sistemas de manutenção, em controle estatístico e metrológico de produtos, em processos de fabricação, em ergonomia do produto e do processo e prevenção de acidentes, em inovação tecnológica, em gestão de qualidade e em simulação computacional de sistemas. Para exercer a profissão, os alunos necessitam, ainda, atender as atribuições para o desempenho de suas atividades no âmbito das competências profissionais do Sistema CONFEA/CREA e da Associação Brasileira de Engenharia de Produção que são:projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas; dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas; prever e analisar demandas, selecionar tecnologias e know-how, projetando produtos ou melhorando suas características e sua funcionalidade; prever a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade e acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade.

Link Curto