Preencha os campos corretamente
Digite corretamente o CPF
Digite corretamente o CNPJ
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite o DDD
Digite corretamente o telefone
Digite corretamente o e-mail
Estado
Cidade
Seu nome
Nome do amigo
E-mail amigo
UNITAU de A a Z
VOCÊ ESTÁ EM: Graduação / Tecnologia / Radiologia
Radiologia
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA

+ INFORMAÇÕES

Duração do Curso: 6 semestres

Grau Acadêmico: tecnólogo

Período/Vagas: noite/60

Ano de Reconhecimento: 2011

A Radiologia é o ramo da Física que compreende a aplicação de conceitos, de leis, de modelos, de agentes e de métodos da área para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças, desempenhando uma importante função na assistência médica, na pesquisa biomédica e na otimização da proteção radiológica. O curso de Tecnologia em Radiologia da UNITAU forma profissionais capacitados para realizar trabalhos específicos nas áreas de radioproteção, de radiodiagnósticos e de controle de qualidade. Os alunos também vão adquirir habilidades no processamento de imagens, obtidas por diversas técnicas modernas, como a de ressonância magnética.  Com foco em estudantes que concluíram o ensino médio, além de profissionais da área de saúde, de enfermeiros e de físicos em busca de especialização, o curso tem como finalidade possibilitar a formação de profissionais com uma visão abrangente e interdisciplinar. 

TEORIA

Durante seis semestres, os alunos vão adquirir uma formação apoiada em conhecimentos sólidos e atualizados da Física e da área de saúde, o que permitirá ao profissional atuar de forma conjunta e harmônica com médicos, técnicos e enfermeiros. Os alunos terão contato com disciplinas, como Radioterapia, Primeiros Socorros, Técnicas de Câmara Escura e Gestão de Serviços de Saúde. Após a conclusão do curso, os alunos recebem o diploma de Tecnólogo em Radiologia Médica.

PRÁTICA

Os alunos terão à disposição seis laboratórios com equipamentos modernos, que serão utilizados durante as aulas práticas e para a realização de diversas atividades, visando proporcionar uma formação condizente com a realidade do mercado de trabalho. Os laboratórios são: de anatomia, de dosimetria e radioproteção, de informática com programas específicos, de processamento e análise de imagens, de radiologia e de semiotécnica e suporte básico à vida. Além disso, os alunos vão poder frequentar a biblioteca do Departamento de Medicina, que possui amplo acervo especializado e atualizado.

PERFIL

O tecnólogo em Radiologia tem um amplo campo de atuação e pode exercer atividades nos setores industrial, de medicina nuclear, de terapia, de diagnóstico, de radioterapias e de radioisótopos. O profissional também poderá gerenciar os serviços e os procedimentos radiológicos, atuando conforme as normas de biossegurança e de radioproteção em clínicas, em hospitais, em policlínicas, em laboratórios, em indústrias, em fabricantes e em distribuidores de equipamentos hospitalares. 

Link Curto