Bolsas Ibero-americanas: viajar e enriquecer o currículo profissional

05/05/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 03/11/2019 07h42

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e não há dúvidas de que passar seis meses em outro país pode dar um upgrade no currículo de todo profissional. Com o objetivo de facilitar o acesso dos alunos de graduação a culturas estrangeiras, a Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com o Grupo Santander, abriu, em 24 de março, as inscrições para o programa de Mobilidade Internacional “Bolsas Ibero-americanas 2014”.

O programa “Bolsas Ibero-americanas” concederá cinco bolsas de estudos, no valor de três mil euros, válidos para o semestre da viagem, em cursos de renomadas universidades de países como Espanha, Chile ou México, no curso em que o aluno estiver matriculado na UNITAU. “A experiência internacional amplia a capacidade de aceitar a diversidade cultural e valoriza o currículo com a fluência no idioma, além de aumentar a rede de contatos do aluno”, ressalta a Prof.ª Dr.ª Marilsa de Sá Rodrigues, do Departamento de Psicologia.

Para se candidatar a uma dessas oportunidades, o aluno precisa ter disponibilidade para viajar por seis meses, dentro do período que vai do início do 2º semestre de 2014 a dezembro de 2015, além de possuir passaporte válido no dia da inscrição. “A inscrição deve ser feita pelo site Santander Universidades e a documentação deve ser entregue na Pró-reitoria Estudantil”, alerta a Profa. Dra. Nara Lúcia Perondi Fortes, Pró-reitora Estudantil. Os inscritos no “Bolsas Ibero-americanas” passarão por um processo de seleção, que envolverá análise de rendimento acadêmico   em 2013, prova de domínio do idioma referente ao país escolhido pelo aluno e entrevista.

O estudante, do 4º Ano de Arquitetura e Urbanismo, Mário Celso Pereira Junior, é intercambista contemplado com outro programa da UNITAU, o “Bolsa Fórmula Santander”. “Participar da seleção para o ‘Fórmula’ foi acreditar na chance de realizar um sonho antigo, de fazer intercâmbio, e agora estou conciliando esse sonho com a graduação”, salienta o futuro arquiteto.

O quartanista de Arquitetura está estudando na Universidade do Algarve, na cidade de Faro, município de ruas tranquilas e centro histórico, a 278 Km de Lisboa, em Portugal. “Poder ver de perto o que se estuda em sala de aula, como a Arquitetura européia, além de obras e técnicas utilizadas por profissionais renomados, é algo que contribui muito para o meu crescimento na área em que estudo”, enfatiza Mário Celso.

“Estabelecer parcerias com Instituições renomadas é um ganho para a Universidade e, principalmente, para os alunos, que podem conhecer outras culturas e enriquecer o currículo profissional”, explica a Pró-reitora Estudantil, Prof.ª Nara. A lista com os nomes dos contemplados pelo “Programa Bolsas Ibero-americanas” será divulgada no dia 20 de maio. As inscrições podem ser feitas pelo site Santander Universidades e as dúvidas podem ser esclarecidas na Pró-reitoria Estudantil, que fica na Avenida Nove de Julho, nº 183, no Centro de Taubaté ou pelos telefones 3625-4216 ou 3625-4180.

Patricia Zandonadi

PRE/UNITAU