Com FIES, estudar ficou muito mais fácil!

04/05/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 30/10/2019 05h04

 

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo, já beneficiou mais de 560 mil estudantes, com a aplicação de mais de seis bilhões de reais entre contratações e renovações semestrais dos financiamentos. O programa do Ministério da Educação (MEC) é destinado a financiar os estudos de alunos regularmente matriculados em cursos de Ensino Superior.

“O FIES é um programa bastante informatizado, isso garante maior transparência e comodidade aos alunos”, salienta Patricia Nunes Dovigo, Chefe de Seção do FIES, da Pró-reitoria Estudantil (PRE). Isso porque, no FIES, quase todo o processo é feito pela internet, desde a adesão das instituições de ensino, passando pela inscrição dos estudantes, à divulgação de resultados (como o percentual ao qual o aluno tem direito, a obrigatoriedade ou não da apresentação de um fiador) e de entrevistas (com os prazos para o comparecimento do aluno à Comissão – CPSA – e ao banco).

Nos últimos anos, o Financiamento Estudantil passou por algumas modificações que facilitaram sua contratação e estimularam a adesão dos estudantes; entre as mudanças, destacam-se: os juros de 3,4% ao ano; as parcelas trimestrais com valor fixo de R$50,00 – referentes à amortização dos juros; e o prazo de carência, ou seja, após a conclusão do curso, o aluno terá 18 meses para se organizar financeiramente antes de iniciar o pagamento das prestações contratadas.

Desde 2012, o Financiamento Estudantil é um dos benefícios oferecidos pela Universidade de Taubaté (UNITAU). “Quando estava no 3º semestre da faculdade, passei por dificuldades que quase me levaram a trancar a matrícula, hoje consigo me dedicar plenamente aos estudos”, afirma Rodrigo Bustamante da Silva, aluno do 4º Ano de Jornalismo, com FIES desde 2012. “O FIES é um estímulo fundamental para a formação de alunos em nível superior, ainda mais porque a forma de pagamento após a formatura é feita com juros baixos”, ressalta Gabriela Bastos Virgilio, aluna do 4º Ano de Medicina.

O processo mais longo do programa é o de adesão. Desde que os prazos e a documentação obrigatória sejam respeitados, esse processo pode ser feito em até 20 dias – entre a inscrição do aluno no site SISFIES Portal até a assinatura do contrato no banco. Uma vez que o estudante tenha o seu FIES contratado, é necessário ficar atento às datas para o aditamento, ou renovação do financiamento; esse processo é realizado a cada seis meses e exige do acadêmico apenas o número do CPF e a senha - a mesma utilizada por ele no cadastro inicial no site do FIES.

Em 2014, o FIES na UNITAU passou a ser ilimitado, ou seja, o aluno pode fazer a sua inscrição a qualquer momento do curso. Nesses casos, o financiamento sempre retroage para o início do semestre em que o aluno adere ao Financiamento Estudantil. “O FIES veio para auxiliar os estudantes que precisam de um suporte financeiro para continuar a sua graduação”, destaca a Prof.ª Dr.ª Nara Lúcia Perondi Fortes, Pró-reitora Estudantil, sobre a importância do benefício. Os interessados em aderir ao FIES podem se cadastrar no SISFIES Portal e entregar a documentação exigida na Pró-reitoria Estudantil, que fica na Avenida Nove de Julho, nº 183, no Centro de Taubaté.

Patricia Zandonadi
PRE/UNITAU