FIES: inscrições e aditamentos já podem ser feitos

05/08/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 13h08

 

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) criado para financiar cursos de graduação a estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Para que o financiamento seja possível, o curso de nível superior precisa ter avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC; e é por esse motivo que alguns cursos não são beneficiados pelo financiamento.

Nos últimos anos, o FIES passou por algumas modificações que facilitaram sua contratação e estimularam a adesão dos estudantes; entre as mudanças, destacam-se: os juros de 3,4% ao ano, as parcelas trimestrais com valor fixo de R$50,00 – referentes à amortização dos juros – e o prazo de carência, ou seja, após a conclusão do curso, o aluno tem 18 meses para se organizar financeiramente antes de iniciar o pagamento das prestações contratadas.

Desde o início de 2014, os estudantes regularmente matriculados em cursos da Universidade de Taubaté (UNITAU), disponíveis no FIES, podem solicitar o financiamento a qualquer período do ano.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Quase todo o processo é realizado pela internet, desde a adesão das instituições de ensino, passando pela inscrição dos estudantes, até a divulgação de resultados (como o percentual ao qual o aluno tem direito, a obrigatoriedade ou não da apresentação de um fiador) e de entrevistas (com os prazos para o comparecimento do aluno à Comissão – CPSA – e ao banco).

Aditamentos
Uma vez contratado, o FIES deve ser renovado semestralmente. Para isso, basta o universitário comparecer ao setor de FIES da UNITAU, munido de CPF e senha cadastrados no SisFIES; além do endereço de e-mail com a respectiva senha, para atualização cadastral;  em casos de inclusão de DP ou Adaptações, é preciso apresentar, ainda, o requerimento de matrícula com o valor da disciplina.

Nos aditamentos simplificados, os alunos apenas atualizam os dados pessoais e o valor da semestralidade, sem impacto no valor total do contrato. Quando há alterações mais profundas no contrato — como troca de fiador ou alteração da renda do fiador, bem como mudança no estado civil do estudante ou impacto no valor global financiado —, o aditamento passa a ser considerado pelo SisFIES como não simplificado. Nesse caso, o próprio FIES gera um documento que, após assinatura do presidente da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), deverá ser levado ao banco para que o aditamento seja realizado. Vale ressaltar que a cópia do Termo Aditivo feita pelo banco precisa ser entregue na CPSA para a efetivação do Aditamento.

Tanto para inscrições como para aditamentos, o aluno deve comparecer ao Setor de FIES da UNITAU, localizado na Rua Barão da Pedra Negra, 162, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 19h. Mais informações podem ser obtidas no (12) 3625-4126.

Patricia Zandonadi
PRE/UNITAU