ENADE, bom desempenho gera oportunidades

03/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 29/10/2019 00h36

Criado em 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia, a cada três anos, alunos de graduação de diversas instituições brasileiras. A prova, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo avaliar o desempenho dos universitários com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso em que estão matriculados, além de avaliar o domínio relacionado aos conhecimentos gerais. A participação é obrigatória para os selecionados e uma das condições indispensáveis para a emissão do histórico escolar.

“O ENADE traz prestígio acadêmico e pode ser entendido como um diferencial para os participantes que serão mais valorizados no mercado de trabalho”, explica a Profa. Ma. Angela Popovici Berbare, Pró-reitora Estudantil. “Isso acontece pela possibilidade de comparação do conceito obtido pelo curso, pois essa nota pode ser consultada por empresas, que escolhem profissionais tanto pelo conceito obtido pela instituição quanto pelo obtido pelo aluno, quando esse é incluído em seu currículo”, completa a Profa. Marilsa de Sá Rodrigues, doutora em administração de empresas.

Em 2014, a prova será aplicada no dia 23 de novembro, com início às 13 horas. Os estudantes que participarão do exame deverão comparecer ao local de prova às 12h15, com documento original com foto. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante dever ser feira entre os dias 22 de outubro e 23 de novembro de 2014, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse procedimento será precedido pelo preenchimento obrigatório do Questionário do Estudante.

O Questionário é parte integrante da nota do Conceito Preliminar do Curso e o não preenchimento implica em situação de irregularidade do aluno junto ao ENADE 2014. Em caso de dúvidas, é importante procurar pelo coordenador ou por professores do curso.

“Houve um período em que o currículo era a única forma de uma empresa conhecer o candidato. No entanto, atualmente, com a disponibilidade de informações, tanto em redes federais, estaduais e municipais, além das mídias sociais, as empresas podem investigar com mais cuidado a vida dos candidatos, buscando também suas participações em avaliações, especialmente, nas do Governo Federal”, salienta a professora Marilsa.

As áreas que serão avaliadas no ENADE 2014 são:

• Arquitetura e Urbanismo
  • Sistema de Informação