ECA oferece carreiras em áreas promissoras

31/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 03/11/2019 07h30

O Departamento de Economia, Ciências Contábeis e Administração (ECA) é um dos mais antigos da UNITAU, existente desde 1976. Atualmente oferece seis cursos, com foco no mercado de trabalho, sendo quatro de bacharelado (Economia, Administração, Comércio Exterior e Contabilidade) e dois de tecnologia (Logística e Gestão em Recursos Humanos).

Quatro dos cursos oferecidos pelo Departamento contam com o conceito três pelo Guia do Estudante e pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O curso de Economia é um dos mais tradicionais da região, foi reconhecido em 1971 e busca formar profissionais capazes de compreender as leis econômicas que regem a sociedade. A área de atuação do economista está amplamente ligada às pesquisas, mas atualmente vêm conquistando espaço no setor bancário também.

O profissional de administração possui área de atuação abrangente, podendo trabalhar em diversos setores como, por exemplo, escolas e hospitais, mas principalmente em indústrias e bancos, além de atuar em negócios próprios. “O administrador, assim como qualquer outro profissional dessas áreas, têm a possibilidade de abrir o próprio negócio. Recentemente acrescentamos em nossa grade curricular a matéria de Empreendedorismo, que na verdade é um conteúdo mais amplo e completo da antiga disciplina de Gestão de Empresa de pequeno porte“, explica o Diretor do Departamento, Prof. Me. Robson de Moraes R. M. F. Lourenço.

As áreas de Contabilidade e Comércio Exterior também são bastante promissoras na região. Para o Prof. Robson, a grande procura por esses cursos deve-se a localização da UNITAU, que está próxima de diversas indústrias e empresas nacionais e multinacionais.

Os cursos de tecnologia são os mais recentes oferecidos pelo Departamento, mas o tecnólogo tem grande empregabilidade, pois em curto espaço de tempo, forma profissionais capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho.

Os laboratórios de informática são equipados com programas e aplicativos que auxiliam e contribuem para o desempenho acadêmico e profissional dos alunos. A biblioteca também é um diferencial do Departamento, que disponibiliza uma ampla e completa rede de livros.

Ariane Caldas