Ex-alunos da Escola de Aplicação são premiados no CICTED

26/11/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 01/11/2019 05h47

Os ex-alunos Ana Carolina Vieira de Araújo e Leonardo Moraes dos Santos se formaram na Escola de Aplicação em 2013 e escolheram cursar Física na Universidade de Taubaté (UNITAU), trabalhando com o Ensino Fundamental I e com o Ensino Médio da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

O projeto dos alunos, juntamente com outros estudantes dos cursos de Matemática e Química, rendeu à equipe a primeira colocação no Seminário de Docência Universitária (Seduni) no Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) da UNITAU, com a pesquisa denominada “Ciências em prática: Como é aplicado no cotidiano o que se aprendeu em sala”, orientado pelo Prof. Me. Luiz Alberto Maurício.

O projeto permitiu aos alunos trabalhar no Ensino Médio com as aulas de aprofundamento em Matemática e Física às segundas, terças e sextas feiras e com o Ensino Fundamental I, oferecendo oficinas de Tangram e ensinando sobre a complexidade das formas geométricas.

“Nós contamos a história do Tangram para eles para ativar a imaginação e pedimos para tentarem criar objetos novos com as formas geométricas ao final da aula”, conta a aluna do Pibid Ana Carolina.

Com uma história contada sobre um imperador chinês que deixou um azulejo se quebrar e com um quadrado formado por sete figuras geométricas, sendo elas cinco triângulos, um losango e um retângulo, os alunos do primeiro ao quinto ano da Escola de Aplicação conseguem exercer a criatividade e a habilidade lógica dentro da sala de aula com a orientação dos graduandos da própria Universidade.

Luís Sonsini
Escola de Aplicação/UNITAU