Estudantes contarão com três novos programas a partir de 2013

17/12/2012 00h00 ⋅ Atualizada em 20/10/2019 17h44

A Universidade de Taubaté (UNITAU) lança três novos programas que visam contribuir para a formação e o aprendizado dos alunos. Os projetos permitirão que os estudantes frequentem disciplinas de outros cursos, tenham acompanhamento pedagógico e atuem como monitores.

A implantação das propostas foi aprovada pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (Consep) da Universidade, no último dia 13, e elas passarão a vigorar em 2013.

Um dos novos projetos é o Programa de Enriquecimento e Atualização Curricular (PEAC), que permite ao aluno frequentar disciplinas de outros cursos, como forma de ampliar sua formação. O estudante de graduação poderá escolher até duas outras disciplinas para cursar.

Se já possuir o Ensino Superior, o aluno poderá cursar até cinco disciplinas de outros cursos. Em ambos os casos, ele deverá solicitar, entre os dias 7 e 19 de janeiro (período de rematrícula), a inclusão no PEAC – o pedido será analisado pela coordenação dos cursos e, se o conteúdo da disciplina solicitada for compatível com o conhecimento do estudante e com as vagas disponíveis, ele poderá frequentar as disciplinas extras.

O outro projeto lançado é o Programa de Acompanhamento Pedagógico (PAP), no qual os estudantes poderão participar de grupos de estudos caso apresentem dificuldades de aprendizagem. Os grupos deverão atuar especialmente em áreas de conhecimentos básicos, como Matemática, Humanidades, Informática e Língua Portuguesa.

“Às vezes, o aluno não consegue acompanhar o curso porque precisa de uma orientação diferenciada. É esse acompanhamento que o programa irá oferecer”, disse a Pró-reitora de Graduação da UNITAU, a Prof.ª Dr.ª Ana Julia Urias dos Santos Araujo.

Também foi aprovado pelo Consad o Programa de Iniciação à Docência (PID). Por meio dele, graduandos, formados e alunos de cursos de pós-graduação poderão participar de atividades de ensino. Eles atuarão como monitores, auxiliando em atividades como o preparo de aulas e atividades, orientação aos alunos e participação nas aulas.

O projeto tem por objetivo dar oportunidades para que os alunos vivenciem a docência e possam adquirir experiência na área.