EAD UNITAU usa a internet como meio de comunicação e interação entre professores e alunos. Foto: João Rangel-ACOM/UNITAU

Novos cursos EAD da UNITAU estão com matrículas abertas

Link curto: https://unitau.me/3PwVnOn

26/06/2023 09h53 ⋅ Atualizada em 26/06/2023 10h33

Graduação, EAD

A pandemia da COVID-19 foi um marco na história da humanidade. O contato inter-humano ficou extremamente limitado, enquanto as atividades produtivas precisaram ser continuadas, tornando os recursos tecnológicos ainda mais essenciais para a sociedade.

Nesse contexto, os estudos na modalidade Ensino a Distância (EAD) tornaram-se difusos entre os cidadãos. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que, em 2021, houve mais de 8,9 milhões de matriculados em cursos a distância.

Diante da popularização do EAD e da crescente e numerosa demanda, a Universidade de Taubaté (UNITAU) amplia a sua gama com a adição de quatro novos cursos a distância: Ciências Contábeis, Gestão Ambiental, Gestão Financeira e Gestão Pública. O objetivo é atender as atuais demandas do mercado de trabalho. Ao todo, são mais de 20 opções divididas entre bacharel, superior em tecnologia, licenciatura e formação pedagógica.

O coordenador responsável pela graduação EAD, Prof. Me. Anderson Freitas Toregeani, comenta sobre o público-alvo do EAD UNITAU. “Os cursos da EAD UNITAU são reconhecidos pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Estadual de Educação e têm a duração de um a quatro anos. Eles são voltados para pessoas que buscam uma formação superior de qualidade, flexível e acessível.”

Dicas para quem faz EAD

O coordenador explica que o EAD UNITAU é uma forma de ensino que utiliza a internet como meio de comunicação e interação entre professores e alunos. Os cursos são oferecidos em uma plataforma online, na qual os estudantes podem acessar os conteúdos, as atividades, as avaliações e os fóruns de discussão.

“Além disso, os acadêmicos podem, por meio da plataforma, tirar suas dúvidas com tutores altamente capacitados, realizar provas e participar de atividades”, complementa o professor.

Para quem deseja apostar nessa modalidade, o professor compartilha algumas dicas. Independentemente do curso, o novo aluno do EAD UNITAU precisa planejar uma rotina de estudo compatível com seus compromissos pessoais e profissionais, dedicar-se às leituras, atividades e avaliações propostas pelos professores.

“O aluno pode aproveitar os recursos disponíveis na plataforma online, tirar dúvidas com os tutores sempre que necessário, comparecer aos encontros presenciais nos polos de apoio dos cursos que assim o exigem, utilizar a biblioteca virtual como fonte de conhecimento nas mais diversas áreas e deve manter a motivação e o foco nos objetivos”, diz.

Os interessados em ingressar nos cursos EAD UNITAU podem realizar o vestibular on-line, apresentar a nota do ENEM ou um diploma. Para realizar a matrícula, os futuros alunos devem ter concluído o ensino médio ou equivalente, apresentar um documento de identidade oficial com foto e CPF. Já para acompanhar as aulas, é preciso possuir um endereço de e-mail válido e um computador com acesso à internet.

Mais informações sobre os cursos EAD da UNITAU podem ser obtidas por meio deste link ou com o contato com a secretaria do sistema EAD, por meio do telefone: (12) 3622-6050.

Ana Patrícia Marinho