(Foto: Isabella Bilard/ACOM UNITAU)

Oportunidade: EAD cresce mais de 80% no Brasil em menos de uma década

Link curto: https://unitau.me/4799TSk

14/11/2023 14h11

Ensino Superior, UNITAU, EAD

A educação a distância é a porta de entrada para que milhões de brasileiros tenham acesso à educação de qualidade e conquistem a tão sonhada primeira graduação. Dados apresentados pelo Censo da Educação, divulgados recentemente, mostram que, entre 2014 e 2022, houve a elevação de mais de 80% na procura pela graduação a distância.

Entre os cursos mais procurados, estão: Pedagogia, Administração, Contabilidade, Sistemas de Informação e Gestão de Pessoas. O estudo detalha ainda que, em 2022, a matrícula na modalidade à distância esteve presente em 3.219 cidades brasileiras, por meio dos campi das Instituições de Ensino Superior ou de polos de educação. Esses fatos caracterizam um aumento de 87%, se comparados com os de 2014.

Fatores que impulsionam a EAD

Entre os fatores que podem estar atrelados à busca elevada pela EAD estão as vantagens da educação a distância, como a flexibilidade de horários, a acessibilidade a localidades distantes de centros urbanos, a comodidade e a autonomia, fazendo com que o estudante desenvolva disciplina e organização.

O Prof. Me. José Maria da Silva, assessor da Pró-reitoria de Graduação da Universidade de Taubaté, reforça que o crescimento da educação a distância está atrelado a três fatores. “O crescimento da modalidade em termos de opção de curso superior no Brasil é resultado de várias vantagens que a EAD proporciona, porém podem ser resumidas em flexibilidade, autonomia e economia. Os universitários podem estudar no dia, horário e local que for mais conveniente. Alguns preferem estudar nos finais de semana, outros preferem fazê-lo à noite, depois do trabalho. Além disso, eles estabelecem o seu ritmo de aprendizagem, assistindo às videoaulas, elaborando as atividades da plataforma e lendo o conteúdo teórico. O importante é a disciplina e a dedicação necessárias para que o estudante possa aprender com o mesmo desempenho acadêmico dos alunos que fazem um curso presencial. E, por fim, temos a questão econômica: além da mensalidade com valor reduzido, também devem ser considerados o deslocamento e a alimentação que um estudante de curso presencial deve arcar para poder estudar todos os dias, pois tem de se deslocar para a sala de aula”, analisa.

EAD na UNITAU

A EAD é uma via de concretização dos sonhos para aqueles que desejam conquistar a graduação, mas que têm rotina intensa. Na Universidade de Taubaté (UNITAU), a educação a distância é uma realidade há mais de 15 anos. E, em 2023, a Instituição passou a contar com um novo modelo, mais ágil e flexível para os estudantes. Entre os novos cursos, estão: Ciências Contábeis, Gestão Ambiental, Gestão Financeira e Gestão Pública. Todos os cursos oferecidos de forma a distância pela UNITAU são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Os interessados em ingressar nos cursos EAD UNITAU podem realizar o vestibular online ou apresentar a nota do ENEM. Para realizar a matrícula, os futuros alunos devem ter concluído o ensino médio ou equivalente, apresentar um documento de identidade oficial com foto e CPF. Já para acompanhar as aulas, é preciso ter um endereço de e-mail válido e um computador com acesso à internet. Para saber mais sobre os cursos disponíveis, clique aqui.