(Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Semana Nacional da EAD: o acesso à graduação de forma flexível

Link curto: https://unitau.me/47JLSBS

01/12/2023 14h10

UNITAU, Graduação, EAD

No início desta semana, os profissionais da educação a distância de todo o Brasil comemoraram o Dia Nacional da Educação a Distância (EAD). A data foi instituída em 2018 pela Lei nº 13.620, com o objetivo de reconhecer a importância dessa modalidade educacional na formação de milhões de brasileiros.

A EAD vem ganhando espaço na sociedade contemporânea como uma modalidade educacional dinâmica e flexível. Por meio das tecnologias da informação e comunicação, ela ultrapassa barreiras geográficas e leva acesso ao conhecimento a um público diverso, nas mais longínquas regiões do país.

Essa modalidade educacional atende às pessoas que precisam de flexibilidade de tempo, de espaço e financeira para realizar os sonhos ou muitas vezes as necessidades de especialização nas áreas em que atuam.

A iniciativa contribui para a democratização do ensino quando atinge áreas remotas e carentes de instituições educacionais presenciais. Ela permite ao estudante organizar os horários conciliando as necessidades com as atividades do dia a dia, promovendo a inclusão de pessoas que não poderiam estudar de outra forma.

Com o uso de diversos recursos tecnológicos, a EAD enriquece o processo de aprendizagem atendendo às diversas formas de construção de conhecimento do estudante.

"A Educação a Distância não é uma substituta da educação presencial, mas uma complementação valiosa com a integração de metodologias presenciais e a distância em busca da construção de uma sociedade mais educada e, portanto, mais justa, igualitária e inclusiva", afirma a Profa. Ma. Ely Soares do Nascimento, coordenadora dos cursos EAD UNITAU de Pedagogia e de Educação Especial.

O futuro da EAD

A educação a distância é uma tendência que deve crescer nos próximos anos. Com o avanço das tecnologias, essa modalidade educacional se torna cada vez mais acessível e atraente para um público cada vez mais diversos.

Além de ter o potencial de democratizar o acesso ao conhecimento e promover a inclusão social, ela também pode contribuir para a qualificação da mão de obra e para o desenvolvimento econômico do país.

As inscrições para a EAD UNITAU estão abertas para mais de 15 cursos diferentes. A Instituição oferece bacharelado, licenciatura, formação pedagógica e tecnólogos. Saiba mais aqui.