Universitários atuam como palestrantes no projeto "Ensine Algo" idealizado pela equipe EAD UNITAU | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

Projeto criado na EAD UNITAU incentiva a troca de experiências entre universitários e servidores

Link curto: https://unitau.me/47Yfw6w

11/12/2023 16h31 ⋅ Atualizada em 11/12/2023 16h32

Palestra, Oportunidade, ALUNO, EAD

Aos poucos, o auditório da sede da EAD UNITAU começa a receber os convidados. Universitários que atuam como bolsistas, professores e funcionários se reúnem para mais uma palestra do “Ensine Algo”. A iniciativa criada pelos próprios funcionários visa ‘inverter os papéis’ e deixar que, além dos funcionários e professores, os futuros profissionais passem o conhecimento sobre assuntos que dominam para o público interno.

Os universitários Giovana Castilho, do 4º semestre de Engenharia Aeronáutica, e José Gabriel, do 4º semestre do curso de Sistemas de Informação, vivenciaram pela primeira vez a função de palestrantes. “É uma experiência bastante interessante. Ser palestrante é algo inédito na minha vida”, conta José Gabriel. “Sentir que você está ensinando algo para alguém é legal e interessante”, completa. Com o tema “Da estrutura ao Software: Resistência e códigos nos veículos autônomos”, os dois uniram áreas distintas e compartilharam o conhecimento em comum sobre o futuro, a inovação e as possibilidades na área das ciências exatas.

Para Giovana, além do conhecimento técnico sobre a sua área de atuação, a iniciativa também significa uma oportunidade para desenvolver outras habilidades, como a capacidade de compartilhar o que sabe de maneira acessível para pessoas que não são da mesma área. “Acho que cada vez mais a gente tem que aprender a falar sobre o que a gente sabe. O conhecimento útil é aquele que é passado para as pessoas, independentemente de qual seja o assunto”, pontua a aluna, que já vê bons frutos para o futuro a partir dessa experiência. Ela também destaca sobre a necessidade de abrir diálogos em diferentes ambientes sobre os avanços tecnológicos cada vez mais comuns na vida em sociedade. "As pessoas têm que entender que o futuro não está tão longe, mas também não está tão perto. E a gente vai ter que aprender a conviver com ele. Acho que é interessante discutir sobre isso", avalia Giovana.

Outros temas como capacitismo e design brasileiro, por exemplo, já foram explorados durante o projeto, cujos assuntos das palestras são selecionados a partir do interesse dos universitários palestrantes.

Sobre o projeto

A Iniciativa “Ensine Algo” é um projeto com palestras curtas e semanais que visa romper um modelo pré-estabelecido de experiência profissional. Nesse caso, os universitários não somente são ensinados por profissionais e professores durante a atuação como bolsistas, mas também ensinam algo. “Durante o período em que os bolsistas estão conosco, eles têm a oportunidade de compartilhar suas vivências na Universidade, aspectos familiares, sonhos, habilidades e paixões. As narrativas são ricas em conteúdo e extremamente interessantes. Para consolidar essa experiência enriquecedora, decidimos estruturar tudo em palestras de 20 minutos”, comenta o gestor de Tecnologia da Informação da EAD UNITAU, Tiago Agostinho, que é um dos responsáveis pela a iniciativa.

A organização interna para a troca de conhecimentos proporciona, ainda, uma maior interação entre eles e os funcionários como mais uma oportunidade de desenvolvimento. “Inicialmente, planejamos realizar as palestras em nosso setor, mas após uma reflexão, percebemos a relevância de estender esse intercâmbio de conhecimento para toda a comunidade da EAD. Dessa forma, buscamos criar um ambiente inclusivo e colaborativo, onde a diversidade de perspectivas e experiências contribui para o crescimento coletivo”, explica.

Para a secretária Jaquilena Tavares, ouvir o que os colegas têm a dizer não só enriquece o seu crescimento pessoal, mas também incentiva que ela também tenha ideias para apresentar quando for a vez dela como palestrante. “Foi um experiência enriquecedora e uma chance de conhecer outros assuntos. O que mais me encanta em um projeto como esse é a oportunidade de aprender e conhecer melhor o outro. Todos nós temos uma preferência por determinado tema, e com esse projeto é possível saber um pouquinho mais sobre a equipe EaD”, observa Jaquilena.

Compromisso com a sua formação. UNITAU na sua vida.
Colaboração: Felipe Augusto