(Foto: Julia Quintão/ACOM UNITAU)

EAD é oportunidade de formação profissional na Era da Tecnologia Digital

Link curto: https://unitau.me/3SW2f7V

29/02/2024 11h15 ⋅ Atualizada em 29/02/2024 11h32

Ensino Superior, Graduação, EAD

A sociedade vive um processo acelerado de produção de informação e automação de atividades que, antes, eram exclusivamente desenvolvidas por mão de obra humana. Porém, com o passar dos anos, a Era Digital ganhou um abrangente espaço no cotidiano, gerando uma crescente oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD), visto que, proporciona uma maior acessibilidade e comodidade ao estudante.

De acordo com dados recentes do Censo Superior divulgado pelo Governo Federal, mais de 3 milhões de brasileiros ingressaram na Educação a Distância, em 2022. Ainda conforme o levantamento, a presença da EAD tem aumentado significativamente na última década. Entre 2014 e 2024, houve um crescimento de 87% dos polos espalhados pelo Brasil.

Cada vez mais o mercado de trabalho exige profissionais com habilidades interpessoais, como: criatividade, autonomia, olhar crítico, reflexão e capacidade de trabalho em grupo. O Ensino Superior é o espaço para o desenvolvimento e o incentivo dessas características ao decorrer da formação do universitário.

Nesse cenário, a EAD destaca-se como uma modalidade que gera oportunidade para o aluno, com conteúdo e teorias focados em trocas de experiências orientadas pelos docentes da Instituição. As diversas possibilidades para a apropriação do uso de tecnologias digitais de forma crítica e reflexiva, que contribuem com a prática de profissionais, também são pontos apresentados pelo ensino à distância, objetivando aprofundar os conhecimentos ao longo da vida.

“A incorporação das tecnologias no ensino contribui para expandir o acesso à informação atualizada, promovendo a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem, que privilegiam a construção do conhecimento”, destaca a Coordenadora da UNITAU EAD, Profa. Dra. Cristiane Casimiro.

UNITAU EAD

A EAD é uma das formas de democratização do acesso ao ensino superior, fazendo com que diversos brasileiros e brasileiras consigam conquistar o sonho do diploma universitário. A Universidade de Taubaté conta com mais de 30 polos de educação a distância espalhados pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A UNITAU está com matrículas abertas para os cursos de graduação a distância.  Saiba mais aqui.