Alunas de Estética e Cosmética oferecem massagem às participantes do PAIE. Foto: Renata Moraes - ACOM/UNITAU

Alunos da UNITAU promovem eventos e reflexões sobre o Dia Internacional da Mulher

Link curto: https://unitau.me/49JfYWV

07/03/2024 16h06 ⋅ Atualizada em 07/03/2024 19h22

Programação, Graduação, Dia da mulher

Alunos  de Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Direito, Estética e Cosmética e Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizam nesta sexta-feira, dia 8, uma programação especial para marcar o Dia Internacional da Mulher. O evento destaca a luta das mulheres pelos direitos e contra a violência de gênero e o sexismo.

O Dia Internacional da Mulher, oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970, reforça a importância do combate às desigualdades e à discriminação de gênero em todo o mundo.

“O Brasil conta com a terceira melhor lei do mundo no combate à violência doméstica, atrás apenas de Espanha e Chile, segundo a Organização das Nações Unidas, porém, ocupa o quinto lugar no ranking mundial de violência contra a mulher. Dentro desse triste cenário, abordarei a prática do stalking como forma de violência”, destaca a Profa. Ma. Rubiana Zamot Carneiro, que comanda a roda de conversa “Stalking no ambiente familiar doméstico”, às 10h30, na abertura da programação.

Na sequência, às 11h30, tem “Café e Prosa”, um lanche comunitário com um bate-papo descontraído sobre “Gerações femininas - impactos, diferenças e choques culturais”.

O período da tarde será dedicado à arte e à cultura, com oficinas de mandalas, às 14h, e de poesias, às 15h, com participação do Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE). A programação segue com sessão de massagem e maquiagem, oferecida pelo curso de Estética e Cosmética, e de fotos, com o grupo Fotografia do Curso de Arquitetura e Urbanismo (Focau).

No Departamento de Comunicação e Negócios, a partir das 19h, haverá uma feira de empreendedorismo feminino. Os produtos expostos são de universitárias empreendedoras de  diferentes cursos da UNITAU. A programação encerra com a exibição do filme “Flores Raras”, às 20h, seguida de roda de conversa sobre a produção.

Isabella Bilard