A reitora, Profa. Dra. Nara Fortes, durante encontro da Aimes na UNITAU, ao lado do vice-presidente, Geraldo Alckmin. Foto: João Rangel/ACOM-UNITAU

Mulheres são maioria em cargos de gestão na Universidade de Taubaté

Link curto: https://unitau.me/3vdxx2h

08/03/2024 18h53 ⋅ Atualizada em 08/03/2024 19h09

Reitora, Dia da mulher, ODS ONU

O percentual de mulheres que ocupavam cargos de gerência, nos setores público e privado, em 2022 era de 39,3%. O dado está entre os números divulgados nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no estudo Estatísticas do Gênero.

Na contramão do cenário nacional, a Universidade de Taubaté (UNITAU) tem uma gestão predominantemente feminina. Além da Reitoria, comandada pela Profa. Dra. Nara Lúcia Perondi Fortes, quatro das seis pró-reitorias também têm mulheres no comando: Pró-reitoria de Graduação (Profa. Dra. Mayra Cecília Dellú); Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Profa. Dra. Monica Franchi Carniello); Pró-reitoria Estudantil (Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues); e Pró-reitoria de Extensão (Profa. Dra. Maria Leticia Pinto da Costa).

Na posição de direção, elas também são maioria na Universidade de Taubaté. De um total de 42 cargos, 30 são ocupados por mulheres. Realidade bem diferente do apresentado pelo Painel Raio X da Administração Pública Federal, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que revelou que, em novembro de 2023, a participação feminina foi de 30,7% nos cargos e funções mais elevados.

A participação das mulheres em áreas ligadas ao cuidado, como saúde e educação, é maior que em atividades relacionadas à agricultura, pecuária, produção florestal entre outras, em que homens são prevalentes. Considerando esses dados, a reitora da UNITAU é um exemplo que quebra de paradigmas.

Desde que iniciou a carreira na Universidade de Taubaté em 1993, foi docente no departamento de Ciências Agrárias, onde desenvolveu pesquisas na área da agronomia. Anos depois assumiu como presidente da Comissão Permanente de Seleção Acadêmica (Copesa), Pró-reitora Estudantil e Pró-reitora de Graduação. Em 2018 foi eleita pela comunidade acadêmica como Reitora. Em 2022, foi a primeira mulher da história da Universidade a ser reconduzida ao cargo para o mandato até 2026.

À frente da Universidade, ganhou também destaque no cenário nacional da Educação como vice-presidente da Associação de Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo (Aimes-SP), e secretária-geral da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes).

“A gente vem lutando para ocupar espaços normalmente atribuídos ao homem. Eu fico muito orgulhosa quando vejo a quantidade de meninas que hoje estão matriculadas nos nossos cursos de tecnologia, na área da informática, na área da engenharia. Elas estão em busca de conquista e nós temos as mesmas condições que os homens de ocupar cargos de gestão também nessas áreas”, afirma a reitora da UNITAU.

Apesar dos desafios que enfrenta ao representar a Universidade no cenário nacional, em discussões para a ampliação do acesso ao Ensino Superior, a Profa. Dra. Nara Fortes destaca que as conquistas sinalizam um caminho para novos avanços.

“Eu amo ser mulher, eu amo o que faço, mesmo com todos os desafios. Muitas vezes temos que nos posicionar, nos impor. Mas não vejo o meu trabalho como um fardo. Tenho muitas conquistas também e acho que a gente tem que continuar.”

Assumindo o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Universidade de Taubaté cumpre a meta número 5, relacionada à equidade de gênero, mas também persegue todos as outros objetivos a partir de uma liderança equilibrada, em que homens e mulheres atuam com ética e protagonismo.

ACOM/ UNITAU