Seminário debate ética na pesquisa com humanos. Foto: Leonardo Oliveira-ACOM/UNITAU

UNITAU promove 15° Seminário de Ética em Pesquisa com foco nos estudos com humanos

Link curto: https://unitau.me/3TxVScB

13/03/2024 10h58

Comitê de Ética em Pesquisa, Ética, Pesquisa, CEP

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC) e com o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Taubaté (UNITAU), o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNITAU realiza o 15° Seminário de Ética em Pesquisa, que abordará o tema “Aspectos éticos e regulatórios na pesquisa humana em odontologia, cosmetologia, dispositivos médicos e na medicina veterinária”.

O seminário, realizado anualmente, tem a finalidade de promover a discussão dos aspectos éticos das pesquisas com seres humanos. O evento acontece na próxima quinta-feira (14), a partir das 8h30, no Auditório UNITAU, localizado na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 99- Centro.

Além de tratar de assuntos relacionados à ética e à regulação da pesquisa, o seminário também aborda nesta edição, com ênfase, a Resolução CNS 706 de fevereiro de 2023, que dispõe sobre registro, credenciamento, renovação, alteração, suspensão e cancelamento do registro de Comitês de Ética em Pesquisa junto ao Sistema CEP do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), entre outras disposições.

A Profa. Dra. Wendry Maria Paixão Pereira, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Taubaté, explica que o CEP é um colegiado multidisciplinar e transdisciplinar vinculado ao Conep e que recebe e avalia projetos de pesquisa de outras instituições envolvendo seres humanos, com a finalidade de resguardar os participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, bem como contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos e científicos.

“O CEP é responsável por todo acompanhamento dos aspectos éticos envolvendo seres humanos, protegendo o participante da pesquisa quanto à dignidade, aos direitos, à segurança e ao bem-estar, à qualidade dos trabalhos publicados. O CEP desempenha um papel relevante na construção da pesquisa científica, auxiliando na mudança do cenário dos estudos e fortalecendo o impacto da produção científica na região”, afirma a coordenadora.

Durante o encontro no Auditório UNITAU, o CEP recebe convidados como a Profa. Greyce Lousana (Presidente Executiva SBPPC e Diretora Presidente da Invitare Pesquisa Clínica e Coordenação da Comissão Executiva do FOCEP Brasil); Dra. Lidiane Zito Grund (Diretora técnico científica na Invitare Pesquisa Clínica e Membro da Comissão de uso de dados e RWE em pesquisa da SBPPC); Dra. Miriam Franco (Diretora SBPPC); Dra. Rosemary Viola Bosch (DVM, MSc, PhD - Médica-veterinária e Presidente da Comissão de responsabilidade técnica do CRMV-SP e membro da Comissão de Saúde Animal SBPPC).

Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica

A Semana Municipal de Informação e Divulgação de Pesquisa Clínica Semana acontece de 11 a 16 de março de 2024. O evento do dia 14 na UNITAU é gratuito e podem participar professores, alunos, pesquisadores e a comunidade em geral. Os participantes receberão certificado. A programação completa e o endereço eletrônico para inscrição está neste link.

Letícia Botan