Reflexão, debate e acolhimento marcam atividades estudantis pelo Mês da Mulher | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

Iniciativas estudantis na UNITAU promovem acolhimento e reflexões sobre o Mês da Mulher

Link curto: https://unitau.me/3v4b1ZT

15/03/2024 17h06 ⋅ Atualizada em 15/03/2024 17h58

Observatório da Violência, Extensão, ALUNO, Dia Internacional da Mulher, ODS ONU

Apesar dos avanços pelos direitos femininos ao longo da história, ainda há muito o que se conquistar enquanto sociedade. Em 2023, por exemplo, 174 delas foram vítimas de feminicídio no Estado de São Paulo, segundo os dados divulgados no relatório ‘Elas Vivem: Liberdade de Ser e Viver’, da Rede de Observatório da Segurança. Ainda segundo o estudo, a cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência, e a cada 15 horas uma mulher morre apenas por conta de seu gênero.

Outras desigualdades fazem parte do cotidiano daquelas que existem em um corpo feminino, sendo um dever social combater essas diferenças por meio do acolhimento, do debate e da reflexão sobre as suas causas. Motivadas por este propósito e pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê a igualdade de gênero, universitários(as) da UNITAU desempenharam ações para conscientizar a comunidade sobre a importância do Dia Internacional das Mulheres.

Os cursos de Comunicação Social, Direito e Psicologia participaram da campanha ‘Mulheres Que Inspiram Outras Mulheres’, que é uma parceria da UNITAU, por meio projeto de extensão ‘Observatório da Violência’, com a Polícia Civil, visando incentivar o combate à violência de gênero, que ocorre principalmente no ambiente doméstico. Anna Tereza Apolinário Monteiro, universitária do 5° semestre de Direito, é estagiária na Delegacia de Defesa da Mulher de Taubaté e também atua no projeto de extensão 'Observatório da Violência'. Para ela, as experiências contribuem muito para a vida acadêmica, pois consegue aprender na prática sobre a rotina da sua futura profissão. “Por já trabalhar na Delegacia, essa iniciativa é bem importante [academicamente], porque acabamos vendo esses casos diariamente. Então [o projeto Mulheres que Inspiram outras Mulheres] é importante nesse sentido, de ter contato com as vítimas e de saber como lidar com esses casos”, observa a universitária.

Já para a universitária Larissa Carnier Margonato dos Santos, que também está cursando o 5° semestre de Direito, o projeto é importante pois mostra a força da mulher. “Isso mostra o poder das mulheres, a voz e o empoderamento delas. Nós somos fortes, nós não temos que abaixar a cabeça e omitir situações como essas [de violência de gênero]. Vamos encorajando umas às outras”, comenta.

Com o mesmo objetivo, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo foi sede do evento ‘Recortes’, que contou diversas oficinas e palestras organizadas pelos universitários(as) dos Diretórios Acadêmicos de Psicologia, Direito e Arquitetura e Urbanismo, bem como da Atlética do curso de Direito, do Centro Acadêmico da Comunicação Social (CA Vladimir Herzog). Na abertura da programação, a Profa. Ma. Rubiana Zamot Carneiro comandou a roda de conversa com o tema ‘Stalking no Ambiente Familiar e Doméstico’, na sequência todos participaram de um café comunitário e de uma roda de conversa, o “Café e Prosa”, que teve como tema “Gerações femininas - impactos, diferenças e choques culturais”. No período da tarde, a comunidade acadêmica e a comunidade externa puderam aproveitar as oficinas de mandalas e de poesia, além da sessão de massagem e maquiagem, oferecida pelas universitárias do curso de Estética e Cosmética. Já no período da noite, no Departamento de Comunicação e Negócios, Profa. Ana Cristina Campos conduziu uma roda de conversa e uma exposição de trabalhos acadêmicos com o tema ‘ Mulheres na Pesquisa’, seguido da exibição do filme ‘Flores Raras’. Além desses dois eventos, o Departamento também realizou uma feira de empreendedorismo feminino.

A presidente do Diretório Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo e universitária do 9º semestre do curso, Maria Eduarda Delgado Silva, explica que o projeto surgiu com a intenção de valorizar os diferentes atributos femininos. “O nome ‘Recortes’ surgiu desse pensamento de união, que cada mulher é formada por diferentes recortes de outras mulheres que estão em sua vida ou servem de inspiração”, comenta. “Organizar eventos desse tipo na faculdade me ensina muito sobre a dimensão de onde podemos chegar em nossas vidas pessoais”, completa a universitária. O evento ‘Recortes’ teve apoio do Núcleo de Apoio a Eventos (NAE) e do Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE).

50 anos, UNITAU na sua vida.

Amanda Ávila