Encontro no Departamento de Arquitetura da UNITAU promove o debate sobre a relação social com a paisagem urbana | Foto: Divulgação/Prefeitura de Tauba

Departamento de Arquitetura da UNITAU promove 2º Encontro Perspectivas da Paisagem no Vale do Paraíba

Link curto: https://unitau.me/3vqK7eF

18/03/2024 14h43 ⋅ Atualizada em 18/03/2024 14h48

Arquitetura e Urbanismo, Comunidade, ODS ONU

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com o Núcleo de Paisagismo da Instituição, promoverá o 2º Encontro Perspectivas da Paisagem no Vale do Paraíba. Com uma programação repleta de atividades práticas, debates e reflexões sobre a valorização da natureza em ambientes urbanos serão promovidos para toda a comunidade nos dias 20 e 21 de março.

A iniciativa, criada pelos docentes do Departamento em 2023, reúne profissionais e estudantes de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo em torno da discussão sobre as variações que vem sido apresentadas nas paisagens da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVALE-LN) decorrentes da urbanização. Além disso, toda a comunidade é convidada a participar da programação, que é gratuita.

A Profa. Ma. Anne Ketherine Zanetti Matarazzo, uma das organizadoras do evento, esclarece que o encontro é motivado pela relação entre a comunidade regional e o meio ambiente, visto que a paisagem é reflexo da realidade social. “Estamos inseridos em um contexto ambiental de grande relevância regional e nacional, com a Serra do Mar e com a Serra da Mantiqueira, as quais vêm sofrendo muito com a intensificação da urbanização e com a invasão artificial de floras estrangeiras nos últimos anos.”

Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Universidade de Taubaté busca compartilhar os conhecimentos produzidos e apresentados dentro da Instituição com os diversos setores da sociedade, contribuindo com a evolução social por meio do incentivo à criação de soluções aplicáveis e que transformem a vida dos cidadãos. “Apesar do grande desequilíbrio causado no ecossistema, a fomentação de debates sobre essas mudanças na paisagem não tem acontecido. Portanto, [nós, professores do Departamento] decidimos organizar, pelo segundo ano consecutivo, uma reunião aberta para toda a comunidade a fim de promover o diálogo acerca desse tema em diversos âmbitos da comunidade”, esclarece a professora. “Entendemos que profissionais de institutos públicos e privados, uma vez empossados dos conhecimentos e das ideias promovidas no Encontro, poderão atuar de maneira mais planejada, consciente e sustentável”, completa.

A programação da segunda edição do Encontro Perspectivas da Paisagem no Vale do Paraíba, tematizada nas “Florestas Urbanas” conta com palestras, lançamentos de livros, exposições e rodas de conversa em parceria com renomados profissionais que estudam as paisagens a fim de refletir como a vegetação tem sido ressaltada no meio urbano. Algumas das personalidades presentes serão o paisagista reconhecido nacionalmente, Ricardo Cardim, o artista plástico Fábio Sapede e o arquiteto Zé Pedro de Oliveira Costa, o qual já foi professor da UNITAU. Confira mais detalhes da programação clicando aqui.

O evento é aberto ao público e será promovido nos dias 20 e 21 de março no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU, localizado na Praça Félix Guisard, 120, no Centro de Taubaté. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição por meio deste link.

Ana Patrícia Marinho