Universitários(as) da UNITAU participarão de duas operações do Projeto Rondon em 2024. | Foto: Arquivo Pessoal/Amanda Paiva

Com inscrições abertas, Projeto Rondon levará equipes da UNITAU para operações em Rondônia e Pernambuco em julho

Link curto: https://unitau.me/3TQHegQ

25/03/2024 08h47 ⋅ Atualizada em 28/03/2024 15h21

Projeto Rondon, Projeto de Extensão, ALUNO, Graduação, Oportunidade, ODS ONU

A partir desta segunda-feira, 25 de março, você, universitário(a) dos cursos de graduação da Universidade de Taubaté pode se inscrever para o processo seletivo para as equipes que representarão a UNITAU no Projeto Rondon neste ano. Ao todo, 16 alunos e quatro professores embarcarão em julho, divididos em duas operações, sendo uma em Pernambuco e a outra em Rondônia, cujas cidades de destino serão divulgadas em breve. Você pode se cadastrar para a seleção até 7 de abril clicando aqui.

O que é o Projeto Rondon?

É um projeto de extensão que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social. As ações são coordenadas pelo Ministério da Defesa, ou seja, é um projeto a nível federal em que várias Instituições de Ensino, inclusive a UNITAU, atuam lado a lado pelo mesmo objetivo. Isso significa que, além de levar projetos para comunidades do interior dos estados de Rondônia e Pernambuco, você ainda poderá interagir e trocar ideias com estudantes e professores universitários de outras regiões do país, ampliando seus horizontes e até mesmo fazendo novas amizades. Outra característica do Projeto Rondon é que os universitários não apenas levam conhecimento, mas participam de trocas valiosas com a comunidade local e aprendem técnicas e saberes que vão além da teoria da sala de aula. Espera-se que, ao fazer as suas malas de volta, esteja em sua bagagem muitos aprendizados, evolução pessoal e profissional, uma visão inovadora e ainda mais humana sobre a sua futura profissão

Operações

Neste ano, a UNITAU será representada por você, universitário(a) em duas operações. A Operação Sentinelas Avançadas II, em Rondônia, com o chamado “conjunto B”, que promove ações de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. Já a Operação Velho Chico levará ações do chamado “conjunto A” para Pernambuco, com atividades relacionadas a Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Apesar dos eixos serem específicos, universitários(as) de todos os cursos podem participar tanto de um, quanto de outro. Essa vivência amplia a sua visão de mundo e a sua visão sobre a sua futura profissão.

Quem pode participar?

Ao todo, são 16 vagas que deverão ser preenchidas exclusivamente por universitários regularmente matriculados na UNITAU e que estejam cursando a partir da metade do curso. Ou seja, se o seu curso tem duração de cinco anos, é necessário que você esteja a partir do 5º semestre para se inscrever. Mas se o seu curso tem quatro anos de duração, é preciso ter cursado até o 4º semestre para participar.

Os(as) interessados(as) poderão tirar dúvidas e saber mais sobre o projeto durante os encontros que serão realizados presencialmente no Salão de Atos da Reitoria da UNITAU (R. Quatro de Março, 432, Centro, Taubaté), conforme o cronograma:

27 de março 15h30
28 de março 9h
28 de março  18h30

Como acontecerá o processo seletivo?

A seleção tem início com a inscrição. Depois, caso selecionado(a), você receberá as instruções pelo e-mail cadastrado para uma segunda etapa, que será a apresentação do projeto a ser desenvolvido em Rondônia ou em Pernambuco. Depois, os selecionados serão separados em grupos para preparação de uma oficina/dinâmica. As oficinas/dinâmicas serão avaliadas pela comissão formada pela coordenação do Projeto Rondon na UNITAU e, então, selecionados para a última etapa, que consiste em uma entrevista remota. O resultado será divulgado na página unitau.br.

Edições anteriores

Em 2022, após superarmos o período mais crítico da pandemia, embarcamos para as operações em Minas Gerais e no Amapá. Na bagagem, os rondonistas puderam trazer os bons momentos e a superação de desafios. Confira aqui os relatos.

Já em 2023, nossa equipe de rondonistas embarcou para Rondônia, berço do Projeto Rondon, onde puderam trocar experiências com a comunidade. Além disso, puderam conhecer os primeiros rondonistas da história do projeto durante uma ação de encerramento organizada pelo Ministério da Defesa. Confira aqui os melhores momentos.

50 anos, UNITAU na sua vida.