Fotos: Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

UNITAU sedia seminário sobre sistemas agroflorestais

Link curto: https://unitau.me/43uPupT

25/03/2024 15h34 ⋅ Atualizada em 25/03/2024 21h13

Valorização Docente, Agricultura, Agronomia, Ciências Agrárias, Ciências Ambientais

 

Nesta terça-feira (26), o Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté (UNITAU) sediará o “Seminário Sinergias de Saberes: aliar a prática ao conhecimento científico na implantação de sistemas agroflorestais”. O evento, promovido pela Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, objetiva a interação entre universitários e professores da Universidade com pequenos produtores da região, a fim de compartilharem conhecimentos em prol de práticas mais sustentáveis no campo.

A Mata Atlântica é o principal bioma do Vale do Paraíba e, originalmente, um dos maiores do país, correspondendo a mais de 1,1 milhão de quilômetros quadrados, segundo levantamentos do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF). Porém, nas últimas décadas, a mesma coletânea do IBF aponta que o desmatamento tem atingido a referida flora com muita intensidade, restando, atualmente, apenas 9% da área original.

Diante desse cenário, o grupo Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba busca, a partir de estudos e em parceria com profissionais e produtores agropecuários locais, a implementação dos chamados Sistemas Agroflorestais (SAF), os quais consistem no manejo inteligente do cultivo de diversas espécies de plantas em uma mesma área, de maneira que agrida menos o solo e, portanto, seja mais sustentável.

A Dra. Tatiana Cabral de Vasconcelos, bióloga especialista em ecossistemas florestais e parceira da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, explica os benefícios dos SAF no meio ambiente. “A Rede tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento sustentável do Vale do Paraíba, por meio da aplicação de princípios agroecológicos e dos sistemas agroflorestais de modo a: regenerar a paisagem natural; promover a agricultura participativa, integrativa e agroecológica; fomentar uma cadeia produtiva regenerativa, transparente e mais justa”.

 

A partir dos valores de ensino, pesquisa e extensão e alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Universidade de Taubaté apoia o Seminário “Sinergia de Saberes”, o qual proverá aos universitários uma perspectiva completa a respeito do contexto agroflorestal vivenciado na região em que, futuramente, poderão atuar, a partir da interação entre a comunidade acadêmica, profissionais e produtores agrários, em prol da sustentabilidade.

O Prof. Dr. Julio César Raposo de Almeida, docente das graduações de Agronomia e Medicina Veterinária, compartilha a relevância do evento na formação dos futuros profissionais. “A extensão rural é a essência da profissão dos agrônomos e veterinários, e essa oportunidade de interagir com os produtores locais, os principais responsáveis pelo abastecimento regional, é riquíssima para que haja a troca de saberes entre esses públicos”.

O público-alvo do encontro inclui agricultores do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, membros da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, graduandos e pós-graduandos da Universidade de Taubaté, além de interessados pela temática a ser abordada.

O Seminário “Sinergias de Saberes” será realizado no Anfiteatro da Agronomia, localizado no Departamento de Ciências Agrárias da UNITAU, na Estrada Municipal Dr. José Luis Cembranelli, 5000, no bairro Itaim, em Taubaté.

A reunião contará com diversas palestras, apresentações de projetos, rodas de conversa e mostras de produtos. Acesse a programação completa aqui.

Para participar do Seminário, é necessária a realização de uma inscrição prévia por meio deste link.

Ana Patrícia Marinho

ACOM/UNITAU