Evento reuniu profissionais atuantes no mercado de trabalho e estudantes de Medicina (Foto: Polar Produções)

Medicina realiza Simpósio de Cirurgia Geral no campus Caraguá

Link curto: https://unitau.me/3xwHR6t

11/04/2024 09h54

UNITAU, Ligas acadêmicas, Graduação, Medicina

A Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (LIAC) da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou, no último sábado (5), o 2º Simpósio de Cirurgia Geral, no campus  Caraguatatuba. O evento contou com workshop de sutura, além de palestras sobre apendicectomia, colecistectomia e nutrição perioperatória, ministras pelos médicos: Bruno Motta, João Ebram e Rosa Celano.

O simpósio foi organizado pelos próprios estudantes com o objetivo de proporcionar o aprimoramento do conhecimento na área de cirurgia geral e conectá-los com profissionais atuantes no mercado de trabalho.

O aluno do 4º semestre de Medicina e presidente da LIAC, Guilherme da Silva dos Santos, expõe como as atividades contribuem para o aprendizado dos ligantes. “Buscamos sempre temas que possam nos auxiliar no ciclo clínico. Os participantes da Liga, além das aulas mensais, têm a oportunidade de acompanhar cirurgias no hospital da região que está conveniado à UNITAU, possibilitando um contato com ambiente hospitalar. Nosso foco também está na produção científica, estamos confiantes de que no Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) deste ano teremos trabalhos maravilhosos para apresentar”.

O vice-reitor e docente do curso de Medicina, Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel, que ministrou o workshop de sutura ressalta a relevância do evento. ”A realização do 2º Simpósio de Cirurgia Geral do Litoral Norte tem uma representação bastante importante, porque demonstra a consolidação do curso de Medicina da Universidade de Taubaté no campus Caraguatatuba e demonstra claramente o objetivo da instituição de trazer essa proposta de inovação e atualização para a região”.

O professor também comenta como as Ligas Acadêmicas ajudam os alunos a vivenciarem a prática da Medicina. “As Ligas Acadêmicas compõem um importante mecanismo de inserção dos alunos nos projetos de extensão, as quais contam com o apoio da Universidade para esses eventos, ajudando os alunos interessados em um assunto específico a começarem a ter contato com essa área, muitas vezes, antes mesmo de terem a disciplina no seu currículo normal”.

Vestibular de Inverno Medicina 2024

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2024 para o curso de Medicina estão abertas. Ao todo, estão disponíveis 120 vagas, sendo 60 para o campus Taubaté e 60 para o campus Caraguatatuba. Para mais informações, clique aqui.

Isabella Maciel