Todas as atividades acontecerão no prédio dos Departamentos de Ciências Sociais e Letras e de Pedagogia (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Semana Integrada de Humanidades debate territórios de luta e resistência

Link curto: https://unitau.me/3Q0tBcz

16/04/2024 10h14 ⋅ Atualizada em 16/04/2024 12h35

UNITAU, 50 anos, Graduação, Semana acadêmica integrada, Ciências Sociais e Letras

Os Departamentos de Ciências Sociais e Letras e de Pedagogia da Universidade de Taubaté (UNITAU) promovem, a partir desta terça-feira (16), a Semana Acadêmica Integrada com o tema “História, Educação, Palavra: territórios de luta e resistência”, relembrando e trazendo reflexões sobre os 60 anos do golpe militar. A programação é aberta ao público e conta com atividades até quinta-feira (18).

A Semana Integrada tem o objetivo de provocar reflexões, de natureza interdisciplinar e os temas desenvolvidos estarão abertos para todos os universitários.

Para o diretor do Departamento de Ciências Sociais e Letras, Prof. Dr. Silvio Luiz da Costa, este é o momento de refletir sobre os fatos históricos e a influência deles na educação. “"A Semana Integrada será um momento privilegiado para refletir a recorrência dos golpes e como estes afetam a educação, tornando a luta por uma educação de qualidade e equitativa ainda mais necessária", analisa.

O uso da tecnologia no processo de aprendizado será um dos temas debatidos durante a Semana Integrada. Além de inteligência artificial e os desafios para a democracia e educação. Conforme o Departamento de Ciências Sociais e Letras, as temáticas escola e educação estão diretamente ligadas à sociedade contemporânea, com papel de mostrar a identidade, um processo crítico de autoconhecimento.

O Diretor do Departamento de Pedagogia, Prof. Dr. Cesar Augusto Eugênio, destaca o papel do local de educação nesse processo. “É bem interessante que ao se falar de diversidade na escola como território de resistência, nós estamos falando de uma escola que foi ampliada, de uma escola que cresceu, como um espaço onde se reproduz no interior dessa escola a sociedade e seus valores”.

O evento oferece ainda uma programação diversificada, com palestras e debates com mais de 10 temas diferentes, incluindo a história da imprensa e o ensino decolonial da língua e literatura. Todas as palestras e atividades podem ser conferidas aqui.

Circuito Histórico

Marcando os 50 anos da Universidade de Taubaté, o Campus Humanidades receberá o totem do Circuito Histórico. O ato de inauguração será a partir das 19h, desta quarta-feira (17). O painel, que também será instalado em outros prédios históricos ocupados pela Universidade, tem um código de barras que direciona para a página do projeto, onde o roteiro completo estará disponível. Para conhecer o projeto basta acessar o site unitau.br/circuitohistorico/.

Serviço

Evento: Semana Integrada das Humanidades -  História, Educação, Palavra - Territórios de Luta e Resistência

Data: 16 a 18 de abril

Horário: A partir das 19h30

Local: Campus Humanidades, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 22 - Centro, Taubaté.

Pedro Silvini