Evento reuniu profissionais e estudantes do setor agrário para debater inovações e pesquisas (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Agronomia participa do 2º Dia de Campo da APTA

Link curto: https://unitau.me/44a03yX

17/04/2024 09h17 ⋅ Atualizada em 17/04/2024 09h24

Aluno, Agronomia, Graduação

Os alunos do curso de Agronomia de Taubaté (UNITAU) participaram, neste mês, do 2º Dia de Campo para Produção Leiteira do Vale do Paraíba. O evento aconteceu na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios Regional (APTA), em Pindamonhangaba.

Por meio de pesquisas aplicadas para otimização da produção, o evento trouxe a importância de debater e implementar a melhoria da produtividade leiteira da região. Dessa forma, diversos trabalhadores do segmento foram beneficiados pelo conhecimento sobre o cultivo do milho e a melhor forma de produzir uma silagem de alta qualidade. A UNITAU apresentou uma pesquisa que compara a produtividade e a qualidade de oito cultivares de milho destinado à produção de silagem e à alimentação de vacas leiteiras da região

O docente do curso de Agronomia da UNITAU, Prof. Dr. Julio Cesar Raposo de Almeida comenta sobre a presença da Instituição no evento. “A nossa participação vem, principalmente, em dar o apoio científico e a pesquisa que foi desenvolvida no último ano. Acredito que a Universidade de Taubaté seja uma referência para todo Vale do Paraíba, em termos de qualidade de ensino. E essa é uma oportunidade que nós [professores e alunos] temos de mostrar para a sociedade aquilo que a Universidade vem fazendo ao longo dos 50 anos de existência”.

Participante da pesquisa sobre a produção de silagem e aluno do 5º semestre de Agronomia, Humberto Sansevero Gama Neto, comenta sobre a participação. “Eu tive essa oportunidade de trabalhar nesse projeto por meios de outros trabalhos que eu já realizava com o Prof. Julio dentro da Instituição. [...] É um estágio profissional, aprendo a lidar e conviver com outras pessoas e aprendo que todos precisam do auxílio de alguém para elaborar qualquer trabalho”.

O evento teve um ciclo de palestras e de demonstrações dinâmicas, ensinando estratégias para o aumento da produtividade agrária e pecuária. O estudante do 3º semestre de Agronomia, Gabriel Fernandes, destaca a importância do evento para os alunos. “Acredito que seja uma oportunidade que agrega bastante à nossa formação, nós [alunos] conseguimos ter contato com produtores da região, com pesquisadores e com profissionais da Apta. Assim, conseguimos desenvolver mais os conteúdos que trabalhamos em sala, conseguimos mais experiência e conhecimento e podemos ver na prática como as coisas funcionam. Todo conhecimento que nós pudermos acrescentar no currículo é superimportante”.

Isabella Maciel