Atividade busca levar informação para população, além de proporcionar a prática. (Foto: Alunos de Enfermagem UNITAU)

Universitários de Enfermagem da UNITAU promovem ação de saúde no Centro Municipal da Terceira Idade

Link curto: https://unitau.me/4aLQo4f

22/04/2024 15h01

UNITAU, Graduação, Enfermagem

Os universitários do curso de Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizaram, na última quarta-feira (17), orientações de saúde, no Centro Municipal da Terceira Idade, na Vila Marli, em Taubaté. A iniciativa, que integra o programa Hiperdia do Governo Federal, visou conscientizar a população sobre a hipertensão e o diabetes.

Durante a ação, os estudantes aferiram a pressão e realizaram testes de glicemia nos pacientes que são atendidos pela da unidade de saúde. Os atletas da melhor idade que participam dos Jogos Taubateanos do Idoso (JOTI) também receberam orientações de saúde. Além disso, os universitários fizeram uma conversa informativa com a comunidade, esclarecendo dúvidas diante da saúde hipertensa e diabética.

A docente do curso de Enfermagem,  Profa. Dra. Vânia Maria de Araújo Giaretta, destaca que essa é uma forma de colocar em prática o aprendizado. “Os universitários colocam em prática suas pesquisas e aquilo que é ensinado em sala de aula e realizam uma devolutiva para a população. Os alunos aprendem todo o conteúdo, mas também aprendem a como trabalhar e atender a comunidade. Assim, a população recebe informações, que por meio do bate-papo, esclarecem seus questionamentos”.

Os pacientes que apresentaram algum tipo de alteração foram direcionados para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou para uma Estratégia de Saúde da Família (ESF). Assim, com o encaminhamento devido, os pacientes passarão por um controle até a pressão e a glicemia serem normalizadas.

“Além de aprender, poder passar o conteúdo com uma linguagem simples sobre o tema toca as pessoas, principalmente aquelas com a patologia e que não sabem lidar com isso. O ‘Hiperdia’ foi uma experiência muito positiva para a minha vida acadêmica, teve uma troca e um crescimento gigante. A UNITAU abriu as portas para a gente ter esse contato com a comunidade e é muito bom se sentir útil, sentir que nós estamos tendo essa troca boa de conhecimento, de saúde”, relata a estudante de Enfermagem, Lariane Rodrigues.

E dando continuidade a ação, a Enfermagem promoverá outras duas atividades do Hiperdia no mês de maio. Desta vez, na unidade de Estratégia de Saúde da Família, localizada na Vila Marli, que atende a população em geral.

Eduardo Loreno