Evento reuniu profissionais da área, em São Paulo (Foto: Alunos de Medicina UNITAU)

Trabalhos científicos dos alunos da Medicina UNITAU são aprovados no Congresso Internacional de Uro-Oncologia

Link curto: https://unitau.me/4dbxyoK

25/04/2024 10h29 ⋅ Atualizada em 25/04/2024 10h54

Vestibular de Inverno 2024, UNITAU, Medicina

 

Os universitários do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) tiveram três pesquisas científicas aprovadas no Congresso Internacional de Uro-Oncologia, uma com o tema “Influência da pandemia no câncer de pênis”, “A evolução do câncer de próstata durante a pandemia” e "O impacto das campanhas de rastreamento de câncer prostático sobre as populações carentes em cidades do interior do Estado de São Paulo". 

A participação dos estudantes, membros da Ligas Acadêmicas de Urologia (LIU) de Caraguatatuba e da Liga Acadêmica de Urologia  (LAU) de Taubaté, ocorreu durante a última semana, entre os dias 19 e 20 de Abril. Com 14 anos de história, o evento é considerado o maior do mundo no debate do câncer urológico. 

O  congresso busca divulgar os trabalhos científicos e as novidades do mercado relacionadas à área, promovendo a apresentação de inovações tecnológicas que melhoram os diagnósticos e tratamentos dos pacientes. A programação do evento contou com o encontro de ligas acadêmicas, palestras de especialistas nacionais e internacionais, debates de casos, cursos teóricos e práticos.

“A participação no congresso permitiu um ganho aos alunos, que passaram a ter aprendizado médico, educação médica e também um relacionamento com especialistas e alunos de diferentes instituições, além de profissionais renomados de outros países. Ademais, os universitários também aprenderam a lidar com o processo de aprovação de pesquisas científicas”, evidencia o vice-reitor da UNITAU e o coordenador das ligas de urologia, Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel. 

Os alunos de Medicina participarão de mais eventos este ano ligados à urologia. Nos dias 6 e 7 de setembro eles terão um curso com os grandes nomes da urologia no Brasil e no mundo, que será promovido pelo Congresso Paulista de Urologia. Já no feriado de 7 de setembro, os universitários estarão presentes na Batalha das Ligas, uma competição de conhecimento médico na área de urologia entre as ligas de urologia do estado de São Paulo.

“A minha experiência foi muito boa e extremamente interessante por permitir uma interatividade com outros profissionais e estudantes. Participar de congressos como esse contribui para minha formação, uma vez que possibilita a minha interação com coisas que não tenho contato na faculdade [...] e as discussões de casos clínicos com profissionais da área”, conta a secretária da Liga Acadêmica de Urologia de Caraguatatuba (LIU) e aluna de Medicina, Gabriela Maciel, sobre a sua participação no evento.

Vestibular de Medicina

As inscrições para o Vestibular de Inverno para o curso de Medicina estão abertas. Ao todo, são 120 vagas disponíveis, sendo 60 para o campus Taubaté e 60 para o campus Caraguá. Para mais informações, acesse este link.
Eduardo Loreno
ACOM/UNITAU